A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30171 |
Resumo: | Embora a explicação seja inerente a prática discursiva dos saberes cotidiano da sala de aula, a palavra explicação, tanto em seu uso corrente quanto em seus empregos, remete a universos de sentidos. Na realidade, explicação no ensino de Ciências é uma atividade verbal metacognitiva construída dialogicamente, que tem como propósito evidenciar um conhecimento científico. O objetivo deste estudo é investigar o conceito de explicação, na visão dos professores de ensino de Ciências. Este estudo evidencia a necessidade dos professores atentarem mais as explicações científicas no desenvolvimento de capacidades explicativas dos alunos. Entretanto, o alcance de tal objetivo requer uma atenção na formação científica e didática dos professores e um posicionamento mais crítico em relação ao livro didático. |
id |
VERACRUZ-0_3472492cdd5164e9f902d4cd8d980ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30171 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanationExplicaçãoEnsino de CiênciaMetacognitiva.Embora a explicação seja inerente a prática discursiva dos saberes cotidiano da sala de aula, a palavra explicação, tanto em seu uso corrente quanto em seus empregos, remete a universos de sentidos. Na realidade, explicação no ensino de Ciências é uma atividade verbal metacognitiva construída dialogicamente, que tem como propósito evidenciar um conhecimento científico. O objetivo deste estudo é investigar o conceito de explicação, na visão dos professores de ensino de Ciências. Este estudo evidencia a necessidade dos professores atentarem mais as explicações científicas no desenvolvimento de capacidades explicativas dos alunos. Entretanto, o alcance de tal objetivo requer uma atenção na formação científica e didática dos professores e um posicionamento mais crítico em relação ao livro didático.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3017110.34117/bjdv.v7i5.30171Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51360-51375Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51360-51375Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51360-513752525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30171/23763Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Mirtes Ribeiro de2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30171Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:03.517603Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
title |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
spellingShingle |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation Lira, Mirtes Ribeiro de Explicação Ensino de Ciência Metacognitiva. |
title_short |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
title_full |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
title_fullStr |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
title_full_unstemmed |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
title_sort |
A linguagem no ensino de ciências – explicação / Language in science education - explanation |
author |
Lira, Mirtes Ribeiro de |
author_facet |
Lira, Mirtes Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Mirtes Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Explicação Ensino de Ciência Metacognitiva. |
topic |
Explicação Ensino de Ciência Metacognitiva. |
description |
Embora a explicação seja inerente a prática discursiva dos saberes cotidiano da sala de aula, a palavra explicação, tanto em seu uso corrente quanto em seus empregos, remete a universos de sentidos. Na realidade, explicação no ensino de Ciências é uma atividade verbal metacognitiva construída dialogicamente, que tem como propósito evidenciar um conhecimento científico. O objetivo deste estudo é investigar o conceito de explicação, na visão dos professores de ensino de Ciências. Este estudo evidencia a necessidade dos professores atentarem mais as explicações científicas no desenvolvimento de capacidades explicativas dos alunos. Entretanto, o alcance de tal objetivo requer uma atenção na formação científica e didática dos professores e um posicionamento mais crítico em relação ao livro didático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30171 10.34117/bjdv.v7i5.30171 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30171 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30171/23763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51360-51375 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51360-51375 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51360-51375 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534076862464 |