Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Lilian Coelho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Viana, Betânia Lobo, Moraes, Geise Pantoja, Viana, Tânia Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879
Resumo: A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.
id VERACRUZ-0_3518883d7fa24aea8fcbca51c7e0e726
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40879
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian schoolTecnologia assistivaDeficiência visualInclusãosoftware assistivo.A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4087910.34117/bjdv7n12-231Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113486-113500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113486-113500Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113486-1135002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Lilian CoelhoViana, Betânia LoboMoraes, Geise PantojaViana, Tânia Lobo2022-04-12T00:06:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40879Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:16.199129Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
title Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
spellingShingle Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
de Freitas, Lilian Coelho
Tecnologia assistiva
Deficiência visual
Inclusão
software assistivo.
title_short Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
title_full Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
title_fullStr Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
title_full_unstemmed Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
title_sort Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
author de Freitas, Lilian Coelho
author_facet de Freitas, Lilian Coelho
Viana, Betânia Lobo
Moraes, Geise Pantoja
Viana, Tânia Lobo
author_role author
author2 Viana, Betânia Lobo
Moraes, Geise Pantoja
Viana, Tânia Lobo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Lilian Coelho
Viana, Betânia Lobo
Moraes, Geise Pantoja
Viana, Tânia Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Deficiência visual
Inclusão
software assistivo.
topic Tecnologia assistiva
Deficiência visual
Inclusão
software assistivo.
description A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879
10.34117/bjdv7n12-231
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113486-113500
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113486-113500
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113486-113500
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645571940941824