Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879 |
Resumo: | A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí. |
id |
VERACRUZ-0_3518883d7fa24aea8fcbca51c7e0e726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40879 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian schoolTecnologia assistivaDeficiência visualInclusãosoftware assistivo.A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4087910.34117/bjdv7n12-231Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113486-113500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113486-113500Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113486-1135002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Lilian CoelhoViana, Betânia LoboMoraes, Geise PantojaViana, Tânia Lobo2022-04-12T00:06:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40879Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:16.199129Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
title |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
spellingShingle |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school de Freitas, Lilian Coelho Tecnologia assistiva Deficiência visual Inclusão software assistivo. |
title_short |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
title_full |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
title_fullStr |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
title_sort |
Estudo comparativo de softwares assistivos para deficientes visuais: Um estudo de caso em uma escola de ensino técnico / A comparison of assistive software used by visually impaired students: A case study in a brazilian school |
author |
de Freitas, Lilian Coelho |
author_facet |
de Freitas, Lilian Coelho Viana, Betânia Lobo Moraes, Geise Pantoja Viana, Tânia Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Betânia Lobo Moraes, Geise Pantoja Viana, Tânia Lobo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Lilian Coelho Viana, Betânia Lobo Moraes, Geise Pantoja Viana, Tânia Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva Deficiência visual Inclusão software assistivo. |
topic |
Tecnologia assistiva Deficiência visual Inclusão software assistivo. |
description |
A Tecnologia Assistiva é um ramo do conhecimento científico que visa garantir independência, inclusão social e qualidade na vida de pessoas com algum tipo de deficiência. No entanto, é necessário lembrar que cada indivíduo possui diferentes níveis de conhecimento em relação ao manuseio da tecnologia. Portanto, é importante que a individualidade e os talentos dessa pessoa sejam aumentados e usados da melhor maneira possível, inclusive na escolha da tecnologia a ser usada. O objetivo do artigo é analisar o desempenho de softwares utilizados para promover a inclusão digital de pessoas com deficiência visual, obter um estudo comparativo dos softwares existentes para inclusão digital de deficientes visuais, além de fornecer novas formas de se inserir no contexto digital através dos softwares testados. Para testar o desempenho dos softwares, informações sobre a experiência de usabilidade dos usuários foram coletadas por meio de questionários realizados no Google formulário, conforme os seguintes aspectos: navegação na Internet, facilidade de manipulação de texto, descrição audiovisual, sistema operacional que pode ser utilizado. O estudo foi realizado com estudantes do Instituto Federal do Pará - Campus Tucuruí. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879 10.34117/bjdv7n12-231 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40879/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113486-113500 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113486-113500 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113486-113500 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645571940941824 |