Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Todaro, Mauro Enrique Carozzo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castro, Thiago Felipe Pinheiro, Mota, Girlene Correia, da Silva, Carlos Henrique Teles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662
Resumo: O acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso.
id VERACRUZ-0_35e158f8fbb711f26df8b02890709245
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42662
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspectiveCompetênciaEngenharia de ProduçãoPerfil do EgressoO acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4266210.34117/bjdv8n1-231Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3507-3528Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3507-3528Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3507-35282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTodaro, Mauro Enrique CarozzoCastro, Thiago Felipe PinheiroMota, Girlene Correiada Silva, Carlos Henrique Teles2022-04-28T19:18:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42662Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:02.234493Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
title Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
spellingShingle Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
Todaro, Mauro Enrique Carozzo
Competência
Engenharia de Produção
Perfil do Egresso
title_short Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
title_full Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
title_fullStr Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
title_sort Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
author Todaro, Mauro Enrique Carozzo
author_facet Todaro, Mauro Enrique Carozzo
Castro, Thiago Felipe Pinheiro
Mota, Girlene Correia
da Silva, Carlos Henrique Teles
author_role author
author2 Castro, Thiago Felipe Pinheiro
Mota, Girlene Correia
da Silva, Carlos Henrique Teles
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Todaro, Mauro Enrique Carozzo
Castro, Thiago Felipe Pinheiro
Mota, Girlene Correia
da Silva, Carlos Henrique Teles
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Engenharia de Produção
Perfil do Egresso
topic Competência
Engenharia de Produção
Perfil do Egresso
description O acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662
10.34117/bjdv8n1-231
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3507-3528
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3507-3528
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3507-3528
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645577988079616