Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662 |
Resumo: | O acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso. |
id |
VERACRUZ-0_35e158f8fbb711f26df8b02890709245 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42662 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspectiveCompetênciaEngenharia de ProduçãoPerfil do EgressoO acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4266210.34117/bjdv8n1-231Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3507-3528Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3507-3528Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3507-35282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTodaro, Mauro Enrique CarozzoCastro, Thiago Felipe PinheiroMota, Girlene Correiada Silva, Carlos Henrique Teles2022-04-28T19:18:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/42662Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:02.234493Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
title |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
spellingShingle |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective Todaro, Mauro Enrique Carozzo Competência Engenharia de Produção Perfil do Egresso |
title_short |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
title_full |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
title_fullStr |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
title_full_unstemmed |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
title_sort |
Avaliação da eficácia do curso de Engenharia de Produção da UEMA: uma análise a partir da percepção dos egressos / Efficacy evaluation of the UEMA Production Engineering course: an analysis from the graduates’ perspective |
author |
Todaro, Mauro Enrique Carozzo |
author_facet |
Todaro, Mauro Enrique Carozzo Castro, Thiago Felipe Pinheiro Mota, Girlene Correia da Silva, Carlos Henrique Teles |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Thiago Felipe Pinheiro Mota, Girlene Correia da Silva, Carlos Henrique Teles |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Todaro, Mauro Enrique Carozzo Castro, Thiago Felipe Pinheiro Mota, Girlene Correia da Silva, Carlos Henrique Teles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Engenharia de Produção Perfil do Egresso |
topic |
Competência Engenharia de Produção Perfil do Egresso |
description |
O acompanhamento dos egressos é uma ferramenta fundamental na busca de subsídios para aprimorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Ao envolver o egresso no processo de avaliação dos cursos, cria-se um vínculo e uma parceria que tende a fortalecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos discentes. Nesse viés, este trabalho objetiva avaliar a eficácia do curso de Engenharia Produção da Universidade Estadual do Maranhão, a partir da percepção dos egressos. O perfil do egresso foi traçado por meio de um questionário online respondido por 139 participantes. Os resultados indicam que o Curso é eficaz, tanto em relação à inserção no mercado de trabalho, quanto às competências técnicas e comportamentais desenvolvidas. Porém, são destacadas algumas competências que demandam maior atenção, uma vez que foram avaliadas abaixo das expectativas, tais como a postura empreendedora e o acompanhamento das novas tecnologias. Esta pesquisa pode contribuir com a gestão do curso de Engenharia de Produção da UEMA, e com gestores e pesquisadores de outros cursos, uma vez que retrata uma realidade que pode servir de base para tomada de decisões, comparações e/ou futuros estudos sobre o perfil do egresso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662 10.34117/bjdv8n1-231 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42662/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 3507-3528 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 3507-3528 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 3507-3528 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645577988079616 |