Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolfe, Juliana Simões
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117
Resumo: É por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social.  O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas.
id VERACRUZ-0_36eda2f6fa2f79992ded04e74134209d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/117
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university readerLeitura significativaFormação de leitoresUniversitáriosÉ por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social.  O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11710.34117/bjdv4n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 1 (2018); 270-284Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 270-284Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 1 (2018); 270-2842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117/86Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBolfe, Juliana Simões2018-08-13T18:11:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/117Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:01:53.530012Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
title Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
spellingShingle Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
Bolfe, Juliana Simões
Leitura significativa
Formação de leitores
Universitários
title_short Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
title_full Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
title_fullStr Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
title_full_unstemmed Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
title_sort Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
author Bolfe, Juliana Simões
author_facet Bolfe, Juliana Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolfe, Juliana Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura significativa
Formação de leitores
Universitários
topic Leitura significativa
Formação de leitores
Universitários
description É por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social.  O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117
10.34117/bjdv4n1-117
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117
identifier_str_mv 10.34117/bjdv4n1-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117/86
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 1 (2018); 270-284
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 270-284
Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 1 (2018); 270-284
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645411789832192