Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117 |
Resumo: | É por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social. O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas. |
id |
VERACRUZ-0_36eda2f6fa2f79992ded04e74134209d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/117 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university readerLeitura significativaFormação de leitoresUniversitáriosÉ por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social. O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11710.34117/bjdv4n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 1 (2018); 270-284Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 270-284Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 1 (2018); 270-2842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117/86Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBolfe, Juliana Simões2018-08-13T18:11:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/117Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:01:53.530012Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
title |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
spellingShingle |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader Bolfe, Juliana Simões Leitura significativa Formação de leitores Universitários |
title_short |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
title_full |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
title_fullStr |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
title_full_unstemmed |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
title_sort |
Projeto de leitura “o sol é para todos”: contribuições para a formação do leitor universitário / Reading project “the sunis for all”: contributions to the formation of the university reader |
author |
Bolfe, Juliana Simões |
author_facet |
Bolfe, Juliana Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolfe, Juliana Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura significativa Formação de leitores Universitários |
topic |
Leitura significativa Formação de leitores Universitários |
description |
É por meio da leitura que podemos interagir com as diferentes épocas, costumes e culturas podendo assim, relacionar temas transmitidos em séculos anteriores, mas que permanecem vivos na sociedade atual. Por isso pode-se afirmar que a leitura não se constitui em um ato solitário, individual, mas sim, faz com que o leitor se sinta partícipe do constructo social. O objetivo central deste estudo é propor um Projeto de leitura, a partir do livro “O Sol é para Todos” título original “ToKill a Mockingbird” de Harper Lee (1960) é um clássico contemporâneo que apresenta uma história com temas controversos como preconceito social, racismo e conformismo com a injustiça e, utilizando-se de metáforas e simbologias que ajudam a compreender a mensagem trazida pela história. O projeto apresentado tem como foco exercitar habilidades e estratégias na formação do leitor proficiente para que este consiga construir e compreender os sentidos do texto. Para a efetivação do objetivo apresentado serão necessárias algumas reflexões no que tange apontar a concepção social de leitura, sendo esta de fundamental importância para a formação efetiva do cidadão e definir o que é a leitura significativa e a formação do leitor proficiente. Diante do exposto questiona-se, seria possível formar leitores proficientes na universidade a partir de projetos de leitura? Como discussão será apresentada a importância da constante mediação do professor no que diz respeito ao acionamento dos aspectos cognitivos do leitor em potencial. Como resultado da pesquisa espera-se que o aluno entenda que a leitura é um processo de interação entre autor/leitor e que envolve os processos de significado e significação, estando a significação atrelada àquilo que vai mudar a vida do sujeito após a leitura de um determinado texto. Esta pesquisa adotará a abordagem exploratória e como procedimento utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica que será realizada a partir do levantamento de referências teóricas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117 10.34117/bjdv4n1-117 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv4n1-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/117/86 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 4 No. 1 (2018); 270-284 Brazilian Journal of Development; Vol. 4 Núm. 1 (2018); 270-284 Brazilian Journal of Development; v. 4 n. 1 (2018); 270-284 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645411789832192 |