Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos, através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo. |
id |
VERACRUZ-0_3833ed66d375bdbc931c3ed2211ed2cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17873 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of applicationmetodologias colaborativasdireitos humanosética hackermídia-educaçãoformação para a cidadaniarelação aluno e escolaparticipação e cultura digital.Esta pesquisa teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos, através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1787310.34117/bjdv6n10-122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75736-75760Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75736-75760Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75736-757602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873/14476Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomani, Luana de MeloRomani, Luana de MeloSilveira Vian, Thereza Cristina BertazzoLapa, Andrea Brandão2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17873Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:16.444379Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
title |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
spellingShingle |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application Romani, Luana de Melo metodologias colaborativas direitos humanos ética hacker mídia-educação formação para a cidadania relação aluno e escola participação e cultura digital. |
title_short |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
title_full |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
title_fullStr |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
title_full_unstemmed |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
title_sort |
Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application |
author |
Romani, Luana de Melo |
author_facet |
Romani, Luana de Melo Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo Lapa, Andrea Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo Lapa, Andrea Brandão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romani, Luana de Melo Romani, Luana de Melo Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo Lapa, Andrea Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias colaborativas direitos humanos ética hacker mídia-educação formação para a cidadania relação aluno e escola participação e cultura digital. |
topic |
metodologias colaborativas direitos humanos ética hacker mídia-educação formação para a cidadania relação aluno e escola participação e cultura digital. |
description |
Esta pesquisa teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos, através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873 10.34117/bjdv6n10-122 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873/14476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75736-75760 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75736-75760 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75736-75760 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482984996864 |