Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romani, Luana de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo, Lapa, Andrea Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873
Resumo: Esta pesquisa  teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos,  através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa.  A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo.  
id VERACRUZ-0_3833ed66d375bdbc931c3ed2211ed2cd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17873
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of applicationmetodologias colaborativasdireitos humanosética hackermídia-educaçãoformação para a cidadaniarelação aluno e escolaparticipação e cultura digital.Esta pesquisa  teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos,  através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa.  A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1787310.34117/bjdv6n10-122Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75736-75760Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75736-75760Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75736-757602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873/14476Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomani, Luana de MeloRomani, Luana de MeloSilveira Vian, Thereza Cristina BertazzoLapa, Andrea Brandão2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17873Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:16.444379Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
title Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
spellingShingle Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
Romani, Luana de Melo
metodologias colaborativas
direitos humanos
ética hacker
mídia-educação
formação para a cidadania
relação aluno e escola
participação e cultura digital.
title_short Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
title_full Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
title_fullStr Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
title_full_unstemmed Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
title_sort Espaços de participação formal e informal dos estudantes do ensino médio do colégio de aplicação / Spaces for formal and informal participation of high school students of the college of application
author Romani, Luana de Melo
author_facet Romani, Luana de Melo
Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo
Lapa, Andrea Brandão
author_role author
author2 Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo
Lapa, Andrea Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romani, Luana de Melo
Romani, Luana de Melo
Silveira Vian, Thereza Cristina Bertazzo
Lapa, Andrea Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias colaborativas
direitos humanos
ética hacker
mídia-educação
formação para a cidadania
relação aluno e escola
participação e cultura digital.
topic metodologias colaborativas
direitos humanos
ética hacker
mídia-educação
formação para a cidadania
relação aluno e escola
participação e cultura digital.
description Esta pesquisa  teve como finalidade analisar a participação estudantil dos alunos do Ensino Médio (EM) do Colégio de Aplicação (CA) nos espaços formais de participação como o grêmio estudantil e instâncias colegiadas e espaços informais como intervalos, redes sociais e sala de aula. A pesquisa está inserida dentro do projeto Conexão Escola-Mundo, que tem como proposta que a escola e a universidade estejam juntas na vivência e formação de cidadãos conscientes e conhecedores dos direitos humanos,  através de uma análise crítica das mídias e da cultura digital, por meio da ética hacker, isto é, uma ética ativista, de empoderamento, autoria e produção colaborativa.  A metodologia utilizada nesta pesquisa foi quali e quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, participação em reuniões da equipe de pesquisa, aplicação de questionários em uma amostra representativa dos estudantes do Ensino Médio, encontros presenciais, anotações em diário de campo e acompanhamento na elaboração das propostas das atividades que foram desenvolvidas junto às turmas em que as professoras do projeto trabalharam. Por fim, ao analisar as respostas obtidas, foi feita uma análise e apresentação de possíveis soluções para o aumento da participação dos estudantes nos espaços formais e informais da escola e como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem auxiliar neste processo.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873
10.34117/bjdv6n10-122
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17873/14476
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75736-75760
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75736-75760
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75736-75760
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645482984996864