Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sibele Leandra Penna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bifano, Amelia Carla Sobrinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n3-136
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531
Resumo: O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva.
id VERACRUZ-0_38506af61145b7392c278289b774d6fe
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7531
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature reviewErgonomiaTrabalho DocenteRevisão Sistemática.O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/753110.34117/bjdv6n3-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11555-11585Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11555-11585Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11555-115852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531/6557Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sibele Leandra PennaBifano, Amelia Carla Sobrinho2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7531Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:25.223286Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
title Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
spellingShingle Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
Silva, Sibele Leandra Penna
Ergonomia
Trabalho Docente
Revisão Sistemática.
Silva, Sibele Leandra Penna
Ergonomia
Trabalho Docente
Revisão Sistemática.
title_short Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
title_full Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
title_fullStr Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
title_full_unstemmed Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
title_sort Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
author Silva, Sibele Leandra Penna
author_facet Silva, Sibele Leandra Penna
Silva, Sibele Leandra Penna
Bifano, Amelia Carla Sobrinho
Bifano, Amelia Carla Sobrinho
author_role author
author2 Bifano, Amelia Carla Sobrinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sibele Leandra Penna
Bifano, Amelia Carla Sobrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Trabalho Docente
Revisão Sistemática.
topic Ergonomia
Trabalho Docente
Revisão Sistemática.
description O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531
10.34117/bjdv6n3-136
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531/6557
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11555-11585
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11555-11585
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11555-11585
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183719188824064
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n3-136