Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n3-136 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva. |
id |
VERACRUZ-0_38506af61145b7392c278289b774d6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7531 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature reviewErgonomiaTrabalho DocenteRevisão Sistemática.O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/753110.34117/bjdv6n3-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11555-11585Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11555-11585Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11555-115852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531/6557Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sibele Leandra PennaBifano, Amelia Carla Sobrinho2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7531Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:25.223286Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
title |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
spellingShingle |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review Silva, Sibele Leandra Penna Ergonomia Trabalho Docente Revisão Sistemática. Silva, Sibele Leandra Penna Ergonomia Trabalho Docente Revisão Sistemática. |
title_short |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
title_full |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
title_fullStr |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
title_full_unstemmed |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
title_sort |
Estado da arte da produção científica brasileira sobre o uso da ergonomia no estudo do trabalho docente: Uma revisão sistemática de literatura / State of the art of brazilian scientific production on the use of ergonomics in the teaching work study: A systematic literature review |
author |
Silva, Sibele Leandra Penna |
author_facet |
Silva, Sibele Leandra Penna Silva, Sibele Leandra Penna Bifano, Amelia Carla Sobrinho Bifano, Amelia Carla Sobrinho |
author_role |
author |
author2 |
Bifano, Amelia Carla Sobrinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sibele Leandra Penna Bifano, Amelia Carla Sobrinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia Trabalho Docente Revisão Sistemática. |
topic |
Ergonomia Trabalho Docente Revisão Sistemática. |
description |
O objetivo do presente estudo foi apresentar o estado da arte das produções científicas brasileiras sobre o estudo do trabalho docente sob a perspectiva ergonômica. É uma revisão sistemática de literatura no período de 1997-2018, que seguiu o Search Protocol. Utilizou-se as bases de dados CAPES, SciELO, BVS-LILACS, obtendo-se 50 artigos que compuseram o presente estudo. Do total de estudos, 76% foi qualitativo; 26% dos autores possui formação na área de educação; 84% foi realizado em instituições públicas de ensino. A análise de conteúdo permitiu a categorização das produções nas categorias Saúde e Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente e Políticas Públicas Educativas e Trabalho Docente. Os resultados apontam para significativo adoecimento e sofrimento docente, condições inadequadas de trabalho, intensificação e precarização do trabalho docente, prescrições e normas sem condições de execução. Concluiu-se pela importância da contribuição da ergonomia no estudo do trabalho e sugere-se novas pesquisas com tal perspectiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531 10.34117/bjdv6n3-136 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7531/6557 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11555-11585 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11555-11585 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11555-11585 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183719188824064 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-136 |