O IMPACTO INTRAFAMILIAR DO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / THE INTRAFAMILIAL IMPACT OF DOWN SYNDROME DIAGNOSIS: AN INTEGRATIVE REVIEW
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n7-118 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32487 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, o que tem sido abordado acerca do impacto do diagnóstico de SD em famílias, por pesquisadores da área da saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de artigos publicados em periódicos, que apresentaram como conteúdo principal o impacto do diagnóstico de Síndrome de Down em famílias. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2000 e novembro de 2020, em inglês, português e espanhol nos bancos de dados eletrônicos pesquisados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Psycoinfo. Além dessas três bases de dados, também foi realizada busca de artigos na área cinzenta, por meio do Google Scholar. Foram incluídos oito estudos para análise, os quais relatavam sobre os impactos do diagnóstico da SD na família ou em integrantes desta família, sobretudo, pais e mães. Pôde-se constatar que, pesquisas que discorrem sobre o impacto da Síndrome de Down em famílias, de acordo com bases eletrônicas consultadas ainda são poucos, tendo como abordagem em sua maioria, os aspectos orgânicos resultantes da síndrome, distanciando-se das questões singulares de cada um que possui SD. Nota-se, além disso, um restrito número de trabalhos vinculados à uma perspectiva sócio-histórica, que considera a dialogia como fundamental para o processo de apropriação da linguagem de cada sujeito. Este trabalho de revisão de literatura, também, aponta que grande parte dos participantes dos estudos, ou seja, familiares de crianças com SD, sofrem impactos intrafamiliares intensos a partir do diagnóstico, derivados de um forte estigma social repleto de discursos enraizados sobre a SD, que interferem negativamente na relação que estabelecem com suas crianças. |
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O IMPACTO INTRAFAMILIAR DO DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE DOWN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA / THE INTRAFAMILIAL IMPACT OF DOWN SYNDROME DIAGNOSIS: AN INTEGRATIVE REVIEWO impacto intrafamiliar do diagnóstico da síndrome de down: uma revisão integrativa / The intrafamilial impact of down syndrome diagnosis: an integrative reviewSíndrome de DownDiagnósticoFamíliaCuidadoresSíndrome de DownDiagnósticoFamíliaCuidadoresO objetivo deste estudo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, o que tem sido abordado acerca do impacto do diagnóstico de SD em famílias, por pesquisadores da área da saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de artigos publicados em periódicos, que apresentaram como conteúdo principal o impacto do diagnóstico de Síndrome de Down em famílias. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2000 e novembro de 2020, em inglês, português e espanhol nos bancos de dados eletrônicos pesquisados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Psycoinfo. Além dessas três bases de dados, também foi realizada busca de artigos na área cinzenta, por meio do Google Scholar. Foram incluídos oito estudos para análise, os quais relatavam sobre os impactos do diagnóstico da SD na família ou em integrantes desta família, sobretudo, pais e mães. Pôde-se constatar que, pesquisas que discorrem sobre o impacto da Síndrome de Down em famílias, de acordo com bases eletrônicas consultadas ainda são poucos, tendo como abordagem em sua maioria, os aspectos orgânicos resultantes da síndrome, distanciando-se das questões singulares de cada um que possui SD. Nota-se, além disso, um restrito número de trabalhos vinculados à uma perspectiva sócio-histórica, que considera a dialogia como fundamental para o processo de apropriação da linguagem de cada sujeito. Este trabalho de revisão de literatura, também, aponta que grande parte dos participantes dos estudos, ou seja, familiares de crianças com SD, sofrem impactos intrafamiliares intensos a partir do diagnóstico, derivados de um forte estigma social repleto de discursos enraizados sobre a SD, que interferem negativamente na relação que estabelecem com suas crianças.O objetivo deste estudo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, o que tem sido abordado acerca do impacto do diagnóstico de SD em famílias, por pesquisadores da área da saúde. Trata-se de um estudo de revisão integrativa de artigos publicados em periódicos, que apresentaram como conteúdo principal o impacto do diagnóstico de Síndrome de Down em famílias. Foram incluídos artigos publicados entre janeiro de 2000 e novembro de 2020, em inglês, português e espanhol nos bancos de dados eletrônicos pesquisados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed, Psycoinfo. Além dessas três bases de dados, também foi realizada busca de artigos na área cinzenta, por meio do Google Scholar. Foram incluídos oito estudos para análise, os quais relatavam sobre os impactos do diagnóstico da SD na família ou em integrantes desta família, sobretudo, pais e mães. Pôde-se constatar que, pesquisas que discorrem sobre o impacto da Síndrome de Down em famílias, de acordo com bases eletrônicas consultadas ainda são poucos, tendo como abordagem em sua maioria, os aspectos orgânicos resultantes da síndrome, distanciando-se das questões singulares de cada um que possui SD. Nota-se, além disso, um restrito número de trabalhos vinculados à uma perspectiva sócio-histórica, que considera a dialogia como fundamental para o processo de apropriação da linguagem de cada sujeito. Este trabalho de revisão de literatura, também, aponta que grande parte dos participantes dos estudos, ou seja, familiares de crianças com SD, sofrem impactos intrafamiliares intensos a partir do diagnóstico, derivados de um forte estigma social repleto de discursos enraizados sobre a SD, que interferem negativamente na relação que estabelecem com suas crianças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3248710.34117/bjdv7n7-118Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 66912-66918Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 66912-66918Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 66912-669182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32487/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Filho, João Batista PortoGuarinello, Ana CristinaRibas, Tânia MaestrelliPaisca, Adriele BarbosaGonçalves, Flávio MagnoSantos, Rosane SampaioMassi, Giselle2021-09-14T13:00:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32487Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:09.149659Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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