Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47630 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial (PET) na realização do projeto de extensão universitária “Adolescer na escola: educar para transformar”. A ação foi realizada quinzenalmente de maio a dezembro de 2019 com jovens de 12 a 16 anos de uma escola da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Utilizou-se da comunicação estratégica como ferramenta para realização de educação em saúde acerca de temáticas relevantes à comunidade abrangida. O projeto buscou contribuir com a atenção à saúde dos adolescentes, com foco na demanda coletiva do território escolar. A atividade demonstrou a importância da educação em saúde com a faixa etária em questão, além do que é imprescindível o acesso à informação científica, bem como da troca de informações com essa população alvo, com vista à construção de uma assistência à saúde qualificada. |
id |
VERACRUZ-0_385d996499da65e8c2dafdb1973ebe6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47630 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience reporteducação em saúdepromoção à saúdeatenção primária à saúde.O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial (PET) na realização do projeto de extensão universitária “Adolescer na escola: educar para transformar”. A ação foi realizada quinzenalmente de maio a dezembro de 2019 com jovens de 12 a 16 anos de uma escola da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Utilizou-se da comunicação estratégica como ferramenta para realização de educação em saúde acerca de temáticas relevantes à comunidade abrangida. O projeto buscou contribuir com a atenção à saúde dos adolescentes, com foco na demanda coletiva do território escolar. A atividade demonstrou a importância da educação em saúde com a faixa etária em questão, além do que é imprescindível o acesso à informação científica, bem como da troca de informações com essa população alvo, com vista à construção de uma assistência à saúde qualificada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4763010.34117/bjdv8n5-131Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34639-34650Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34639-34650Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34639-346502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47630/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Raul CostaDias, Felipe FerreiraPereira, João VitorCosta, Drieli FerreiraCarvalho, Fernanda GomesFerreira, Julio César do CarmoPereira, Gilberto de AraújoRezende, Marina Pereira2022-06-01T11:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47630Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:59.065313Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
title |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
spellingShingle |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report Brito, Raul Costa educação em saúde promoção à saúde atenção primária à saúde. |
title_short |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
title_full |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
title_fullStr |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
title_full_unstemmed |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
title_sort |
Educação em saúde como ferramenta de promoção à saúde de escolares: um relato de experiência / Health education as a tool to promote health in schoolchildren: an experience report |
author |
Brito, Raul Costa |
author_facet |
Brito, Raul Costa Dias, Felipe Ferreira Pereira, João Vitor Costa, Drieli Ferreira Carvalho, Fernanda Gomes Ferreira, Julio César do Carmo Pereira, Gilberto de Araújo Rezende, Marina Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Felipe Ferreira Pereira, João Vitor Costa, Drieli Ferreira Carvalho, Fernanda Gomes Ferreira, Julio César do Carmo Pereira, Gilberto de Araújo Rezende, Marina Pereira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Raul Costa Dias, Felipe Ferreira Pereira, João Vitor Costa, Drieli Ferreira Carvalho, Fernanda Gomes Ferreira, Julio César do Carmo Pereira, Gilberto de Araújo Rezende, Marina Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em saúde promoção à saúde atenção primária à saúde. |
topic |
educação em saúde promoção à saúde atenção primária à saúde. |
description |
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial (PET) na realização do projeto de extensão universitária “Adolescer na escola: educar para transformar”. A ação foi realizada quinzenalmente de maio a dezembro de 2019 com jovens de 12 a 16 anos de uma escola da rede pública de um município do Triângulo Mineiro. Utilizou-se da comunicação estratégica como ferramenta para realização de educação em saúde acerca de temáticas relevantes à comunidade abrangida. O projeto buscou contribuir com a atenção à saúde dos adolescentes, com foco na demanda coletiva do território escolar. A atividade demonstrou a importância da educação em saúde com a faixa etária em questão, além do que é imprescindível o acesso à informação científica, bem como da troca de informações com essa população alvo, com vista à construção de uma assistência à saúde qualificada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47630 10.34117/bjdv8n5-131 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47630 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47630/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34639-34650 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34639-34650 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34639-34650 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645595498250240 |