O município protagonista da interiorização do ensino superior / Reflections upon the role of municipality in higher education implementation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Aparecida Maria Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: França, Patricia de Souza Torres, França, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27823
Resumo: A discussão em torno da interiorização do Ensino Superior em Goiás encontra ressonância em diversos campos de estudos, envolve questões distintas como as políticas educacionais, a história da educação, a formação de professores e a institucionalização da educação, dentre outras. Neste estudo optamos por compreender o protagonismo do município no fomento da interiorização do Ensino Superior público em Catalão – GO., Brasil, com recorte entre 1983 e 1989. Utilizamos como fonte alguns convênios firmados entre a Prefeitura Municipal de Catalão (PMC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). Por esses acordos se realizou a experiência de interiorização, primeiro com a extensão universitária, seguida da implantação temporária de cursos de graduação e a instalação de um campus avançado no município. O percurso interpretativo analítico, fundamentado nos dados, foi entrelaçado com o aporte de pesquisas produzidas a respeito do tema. Nos resultados, evidenciamos o processo de interiorização, considerado nas contradições, desafios e dificuldades, nos quais o protagonismo do município e da universidade situa-se nas dimensões institucional, acadêmica e pedagógica, conforme os compromissos prescritos nos termos que habilitaram o provimento da interiorização do Ensino Superior.  
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