Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736 |
Resumo: | O presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. |
id |
VERACRUZ-0_3a1eb0c1f7f4b624daa7b0c737ec3ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34736 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind studentEstudante cegoEnsino e aprendizagemModelo didático adaptadoO presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3473610.34117/bjdv7n8-464Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82674-82681Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82674-82681Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82674-826812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Raquel Mariados Santos, Eurico Cabreira2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34736Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:11.499802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
title |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
spellingShingle |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student Xavier, Raquel Maria Estudante cego Ensino e aprendizagem Modelo didático adaptado |
title_short |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
title_full |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
title_fullStr |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
title_full_unstemmed |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
title_sort |
Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student |
author |
Xavier, Raquel Maria |
author_facet |
Xavier, Raquel Maria dos Santos, Eurico Cabreira |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Eurico Cabreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Raquel Maria dos Santos, Eurico Cabreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudante cego Ensino e aprendizagem Modelo didático adaptado |
topic |
Estudante cego Ensino e aprendizagem Modelo didático adaptado |
description |
O presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736 10.34117/bjdv7n8-464 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82674-82681 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82674-82681 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82674-82681 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645553245880320 |