Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Raquel Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Eurico Cabreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736
Resumo: O presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. 
id VERACRUZ-0_3a1eb0c1f7f4b624daa7b0c737ec3ab2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34736
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind studentEstudante cegoEnsino e aprendizagemModelo didático adaptadoO presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3473610.34117/bjdv7n8-464Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82674-82681Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82674-82681Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82674-826812525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Raquel Mariados Santos, Eurico Cabreira2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34736Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:11.499802Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
title Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
spellingShingle Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
Xavier, Raquel Maria
Estudante cego
Ensino e aprendizagem
Modelo didático adaptado
title_short Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
title_full Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
title_fullStr Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
title_full_unstemmed Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
title_sort Adaptações botânicas para contexto inclusivo: relato de experiência com abordagem no ensino-aprendizagem de um estudante cego / Botany adaptations for inclusive context: experience report with teaching-learning approach for a blind student
author Xavier, Raquel Maria
author_facet Xavier, Raquel Maria
dos Santos, Eurico Cabreira
author_role author
author2 dos Santos, Eurico Cabreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Raquel Maria
dos Santos, Eurico Cabreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudante cego
Ensino e aprendizagem
Modelo didático adaptado
topic Estudante cego
Ensino e aprendizagem
Modelo didático adaptado
description O presente texto apresenta um relato de experiência de ensino, o qual objetivou analisar o uso de material tátil adaptado para leitura de formas e estruturas botânicas, com vistas à inclusão e desenvolvimento das potencialidades de um estudante cego na compreensão das ciências naturais e, contribuir com possibilidades pedagógicas necessárias aos professores de classes regulares. O estudo foi realizado em uma escola estadual de um município no interior de Rondônia. Para tanto, foi adaptado um modelo didático com materiais de baixo custo, para alunos cegos e videntes acompanharem os diferentes estágios de crescimento das plantas através do tato, contextualizando com o plantio, observação e registro das fases germinativas de sementes de feijão (Phaseolus vulgaris L.). Na avaliação, foi observado o desenvolvimento dos feijoeiros sob análise fundamentada nas etapas dispostas no material didático em estudo, com resultados satisfatórios, compreensão coletiva e aprimoramento das práticas do ensino de ciências na educação inclusiva. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736
10.34117/bjdv7n8-464
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34736/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 82674-82681
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 82674-82681
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 82674-82681
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645553245880320