Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17567 |
Resumo: | Esse trabalho teve o propósito de conhecer e vivenciar o desenvolvimento do programa Informática Acessível desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Caicó/RN, quanto aos aspectos educacional e pedagógico e os efeitos que este tem proporcionado as pessoas com necessidades educacionais especiais buscando uma inclusão digital. Para tanto, utilizou-se metodologicamente da abordagem qualitativa de cunho etnográfico, possibilitando-se pelos alunos que compõem o Atendimento Educacional Especializado – AEE – e o Programa Pedagógico Específico – PPE – utilizando-se de procedimentos metodológicos que favorecessem a construção desse trabalho. Dentre os principais resultados obtidos elenca-se a proposta das atividades pedagógicas e educativas desenvolvidas e metodologias utilizadas para que os alunos pudessem manusear o computador, verificando os efeitos, avanços e resistências dos alunos com necessidades educacionais especiais quanto ao programa oferecido. |
id |
VERACRUZ-0_3b70b7d4ebfc8a88863292a61209ae0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17567 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experiencePessoas com Necessidades Educacionais EspeciaisPrograma Informática AcessívelTecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoEducação Inclusiva.Esse trabalho teve o propósito de conhecer e vivenciar o desenvolvimento do programa Informática Acessível desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Caicó/RN, quanto aos aspectos educacional e pedagógico e os efeitos que este tem proporcionado as pessoas com necessidades educacionais especiais buscando uma inclusão digital. Para tanto, utilizou-se metodologicamente da abordagem qualitativa de cunho etnográfico, possibilitando-se pelos alunos que compõem o Atendimento Educacional Especializado – AEE – e o Programa Pedagógico Específico – PPE – utilizando-se de procedimentos metodológicos que favorecessem a construção desse trabalho. Dentre os principais resultados obtidos elenca-se a proposta das atividades pedagógicas e educativas desenvolvidas e metodologias utilizadas para que os alunos pudessem manusear o computador, verificando os efeitos, avanços e resistências dos alunos com necessidades educacionais especiais quanto ao programa oferecido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1756710.34117/bjdv6n9-727Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 73775-73785Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 73775-73785Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 73775-737852525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17567/14255Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Artur de MedeirosCanuto, Solange Alves2020-10-14T16:32:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17567Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:06.977673Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
title |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
spellingShingle |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience Queiroz, Artur de Medeiros Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Programa Informática Acessível Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Educação Inclusiva. |
title_short |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
title_full |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
title_fullStr |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
title_full_unstemmed |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
title_sort |
Informática acessível no atendimento educacional especializado: Uma experiência local / Accessible computing in specialized educational service: A local experience |
author |
Queiroz, Artur de Medeiros |
author_facet |
Queiroz, Artur de Medeiros Canuto, Solange Alves |
author_role |
author |
author2 |
Canuto, Solange Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Artur de Medeiros Canuto, Solange Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Programa Informática Acessível Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Educação Inclusiva. |
topic |
Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Programa Informática Acessível Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Educação Inclusiva. |
description |
Esse trabalho teve o propósito de conhecer e vivenciar o desenvolvimento do programa Informática Acessível desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Caicó/RN, quanto aos aspectos educacional e pedagógico e os efeitos que este tem proporcionado as pessoas com necessidades educacionais especiais buscando uma inclusão digital. Para tanto, utilizou-se metodologicamente da abordagem qualitativa de cunho etnográfico, possibilitando-se pelos alunos que compõem o Atendimento Educacional Especializado – AEE – e o Programa Pedagógico Específico – PPE – utilizando-se de procedimentos metodológicos que favorecessem a construção desse trabalho. Dentre os principais resultados obtidos elenca-se a proposta das atividades pedagógicas e educativas desenvolvidas e metodologias utilizadas para que os alunos pudessem manusear o computador, verificando os efeitos, avanços e resistências dos alunos com necessidades educacionais especiais quanto ao programa oferecido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17567 10.34117/bjdv6n9-727 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17567 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17567/14255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 73775-73785 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 73775-73785 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 73775-73785 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482041278464 |