O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650 |
Resumo: | Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo. |
id |
VERACRUZ-0_3ba06268996550e5e57b11c6fea5f4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41650 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practicesDesenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem.Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4165010.34117/bjdv7n12-580Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118837-118848Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118837-118848Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118837-1188482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Mikaella de CerqueiraCavalcante, Luciana Matias2022-04-12T00:07:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41650Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:36.887926Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
title |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
spellingShingle |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices Soares, Mikaella de Cerqueira Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem. |
title_short |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
title_full |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
title_fullStr |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
title_full_unstemmed |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
title_sort |
O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices |
author |
Soares, Mikaella de Cerqueira |
author_facet |
Soares, Mikaella de Cerqueira Cavalcante, Luciana Matias |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Luciana Matias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mikaella de Cerqueira Cavalcante, Luciana Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem. |
topic |
Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem. |
description |
Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650 10.34117/bjdv7n12-580 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118837-118848 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118837-118848 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118837-118848 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645574729105408 |