O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mikaella de Cerqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Luciana Matias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650
Resumo: Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo.  
id VERACRUZ-0_3ba06268996550e5e57b11c6fea5f4f7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41650
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practicesDesenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem.Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4165010.34117/bjdv7n12-580Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118837-118848Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118837-118848Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118837-1188482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Mikaella de CerqueiraCavalcante, Luciana Matias2022-04-12T00:07:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41650Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:36.887926Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
title O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
spellingShingle O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
Soares, Mikaella de Cerqueira
Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem.
title_short O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
title_full O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
title_fullStr O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
title_full_unstemmed O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
title_sort O desenho animado como recurso pedagógico na criação de atividades em práticas de reforço escolar / The cartoon as a pedagogical resource in the creation of activities in tutoring practices
author Soares, Mikaella de Cerqueira
author_facet Soares, Mikaella de Cerqueira
Cavalcante, Luciana Matias
author_role author
author2 Cavalcante, Luciana Matias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mikaella de Cerqueira
Cavalcante, Luciana Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem.
topic Desenho animado. Recurso pedagógico. Reforço escolar. Aprendizagem.
description Considerando que procuramos modos diferentes e eficazes de ensino, com estímulo à participação e atenção dos alunos nas atividades escolares, propomos nessa escrita refletir sobre práticas pedagógicas que envolvem o desenho animado como recurso didático. Nessa perspectiva, esse artigo caracteriza-se como relato de experiência e propõe apresentar atividades de linguagem contextualizadas a partir dos campos de interesse da criança. Para isso, organizamos uma prática pedagógica envolvendo desenhos animados em uma escola de reforço escolar, situada na cidade de Parnaíba – PI, especificamente com uma criança do 2º ano do Ensino Fundamental que demonstrou dificuldades na leitura e interpretação de textos, principalmente. Foram aplicadas atividades de reforço na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como temática o anime japonês “Naruto” e a animação “Como treinar seu dragão”, que foram desenhos escolhidos pelo aluno no dia que seu perfil foi identificado pela professora. Observamos que os desenhos animados tornaram a atividade mais significativa e contextualizada, motivando a criança na prática da leitura e no desenvolvimento da atividade, que realizou com mais autonomia e protagonismo.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650
10.34117/bjdv7n12-580
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41650/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118837-118848
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118837-118848
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118837-118848
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645574729105408