Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nahime, Jaqueline Gonçalves da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Edinéia Castro Souza, Oliveira, Fernanda Macedo, Nahime, Bacus de Oliveira, Reis, Idalci Cruvinel dos, Alves, Michell Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29400
Resumo: A presente pesquisa visa ampliar a visão acadêmica e profissional sobre a educação no ambiente hospitalar. O contexto de um hospital foi destaque em razão da atuação de profissionais de pedagogia nestes locais. Para abordar o estudo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, que envolveu diferentes pesquisadores, os quais enfatizam essa ação como relevante no desenvolvimento da criança e/ou adolescente acometido por alguma doença e, em virtude disto, permanecem por período extenso hospitalizado. Ademais, identificou-se que a classe hospitalar é de suma importância, por contribui com o convívio social, integrando educadores, família e paciente. Além disso, este estudo destacou, também, as dificuldades encontradas nos ambientes de internação hospitalar, pois envolvem o convívio social e a recuperação dos enfermos. Outrossim, a contribuição educacional hospitalar vai além dos muros das escolas e o pedagogo nesse novo contexto tem uma dura missão de levar educação aos hospitais, promovendo neste ambiente, a difícil conciliação entre educação e saúde. Assim, é imprescindível a atuação do pedagogo para que os educandos possam continuar seu processo de aprendizagem, mesmo durante a internação e para tal, é necessário aliar medidas educacionais ao sistema de saúde. Com isso, tem-se na pedagogia hospitalar, um novo caminho a ser percorrido pelos educadores, o qual pretende assegurar à criança enferma o direito de aprender.
id VERACRUZ-0_3c117c5227ab876976b9439acbc7a0f2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29400
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of EducationEducadoresAmbiente hospitalarPaciente.A presente pesquisa visa ampliar a visão acadêmica e profissional sobre a educação no ambiente hospitalar. O contexto de um hospital foi destaque em razão da atuação de profissionais de pedagogia nestes locais. Para abordar o estudo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, que envolveu diferentes pesquisadores, os quais enfatizam essa ação como relevante no desenvolvimento da criança e/ou adolescente acometido por alguma doença e, em virtude disto, permanecem por período extenso hospitalizado. Ademais, identificou-se que a classe hospitalar é de suma importância, por contribui com o convívio social, integrando educadores, família e paciente. Além disso, este estudo destacou, também, as dificuldades encontradas nos ambientes de internação hospitalar, pois envolvem o convívio social e a recuperação dos enfermos. Outrossim, a contribuição educacional hospitalar vai além dos muros das escolas e o pedagogo nesse novo contexto tem uma dura missão de levar educação aos hospitais, promovendo neste ambiente, a difícil conciliação entre educação e saúde. Assim, é imprescindível a atuação do pedagogo para que os educandos possam continuar seu processo de aprendizagem, mesmo durante a internação e para tal, é necessário aliar medidas educacionais ao sistema de saúde. Com isso, tem-se na pedagogia hospitalar, um novo caminho a ser percorrido pelos educadores, o qual pretende assegurar à criança enferma o direito de aprender.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2940010.34117/bjdv.v7i5.29400Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45398-45415Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45398-45415Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45398-454152525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29400/23189Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNahime, Jaqueline Gonçalves da SilvaOliveira, Edinéia Castro SouzaOliveira, Fernanda MacedoNahime, Bacus de OliveiraReis, Idalci Cruvinel dosAlves, Michell Macedo2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29400Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:39.059541Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
title Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
spellingShingle Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
Nahime, Jaqueline Gonçalves da Silva
Educadores
Ambiente hospitalar
Paciente.
title_short Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
title_full Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
title_fullStr Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
title_full_unstemmed Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
title_sort Pedagogia Hospitalar, Um Novo Desafio Para o Profissional da Educação/ Hospital Pedagogy, a New Challenge for Professionals of Education
author Nahime, Jaqueline Gonçalves da Silva
author_facet Nahime, Jaqueline Gonçalves da Silva
Oliveira, Edinéia Castro Souza
Oliveira, Fernanda Macedo
Nahime, Bacus de Oliveira
Reis, Idalci Cruvinel dos
Alves, Michell Macedo
author_role author
author2 Oliveira, Edinéia Castro Souza
Oliveira, Fernanda Macedo
Nahime, Bacus de Oliveira
Reis, Idalci Cruvinel dos
Alves, Michell Macedo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nahime, Jaqueline Gonçalves da Silva
Oliveira, Edinéia Castro Souza
Oliveira, Fernanda Macedo
Nahime, Bacus de Oliveira
Reis, Idalci Cruvinel dos
Alves, Michell Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Ambiente hospitalar
Paciente.
topic Educadores
Ambiente hospitalar
Paciente.
description A presente pesquisa visa ampliar a visão acadêmica e profissional sobre a educação no ambiente hospitalar. O contexto de um hospital foi destaque em razão da atuação de profissionais de pedagogia nestes locais. Para abordar o estudo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, que envolveu diferentes pesquisadores, os quais enfatizam essa ação como relevante no desenvolvimento da criança e/ou adolescente acometido por alguma doença e, em virtude disto, permanecem por período extenso hospitalizado. Ademais, identificou-se que a classe hospitalar é de suma importância, por contribui com o convívio social, integrando educadores, família e paciente. Além disso, este estudo destacou, também, as dificuldades encontradas nos ambientes de internação hospitalar, pois envolvem o convívio social e a recuperação dos enfermos. Outrossim, a contribuição educacional hospitalar vai além dos muros das escolas e o pedagogo nesse novo contexto tem uma dura missão de levar educação aos hospitais, promovendo neste ambiente, a difícil conciliação entre educação e saúde. Assim, é imprescindível a atuação do pedagogo para que os educandos possam continuar seu processo de aprendizagem, mesmo durante a internação e para tal, é necessário aliar medidas educacionais ao sistema de saúde. Com isso, tem-se na pedagogia hospitalar, um novo caminho a ser percorrido pelos educadores, o qual pretende assegurar à criança enferma o direito de aprender.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29400
10.34117/bjdv.v7i5.29400
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29400
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29400/23189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45398-45415
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45398-45415
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45398-45415
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530179305472