A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Amandda Mayara Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Maria da Conceição Vieira, Fragoso, Onélia Araújo Franco, Oliveira, Pedro Henrique Amorim de, Medeiros, Roberto dos Santos, Lourenço, Roseane Matias, Silva, Rozilane da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1575
Resumo: O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não apenas fazendo uso do rigor matemático em si, mas sim proporcionando aos alunos a experiência de entender melhor como se dá a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, sempre fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano, trabalhando a Educação Matemática Crítica. Também produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações pertinentes aos cuidados que devemos tomar em nossas casas para combater o mosquito, e, por fim, propomos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido durante a oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que havíamos colocado em uma apostila produzida por nós, afirmando que tais problemas eram de difícil interpretação. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer da aplicação das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Buscamos nos preparar para conduzir as atividades de modo a tornar a matemática mais interessante aos olhos dos alunos, com o intuito de que o ensino-aprendizagem ficasse mais prazeroso e dinâmico. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando conseguimos utilizar uma metodologia diferenciada para se trabalhar em sala de aula. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida. 
id VERACRUZ-0_3c6987373c8f5c157b0b3dc6ae4137be
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1575
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquitoEducação Matemática CríticaConscientização socialEnsino Aprendizagem.O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não apenas fazendo uso do rigor matemático em si, mas sim proporcionando aos alunos a experiência de entender melhor como se dá a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, sempre fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano, trabalhando a Educação Matemática Crítica. Também produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações pertinentes aos cuidados que devemos tomar em nossas casas para combater o mosquito, e, por fim, propomos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido durante a oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que havíamos colocado em uma apostila produzida por nós, afirmando que tais problemas eram de difícil interpretação. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer da aplicação das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Buscamos nos preparar para conduzir as atividades de modo a tornar a matemática mais interessante aos olhos dos alunos, com o intuito de que o ensino-aprendizagem ficasse mais prazeroso e dinâmico. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando conseguimos utilizar uma metodologia diferenciada para se trabalhar em sala de aula. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/157510.34117/bjdv5n5-1575Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3995-4006Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3995-4006Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3995-40062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1575/1453Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Amandda Mayara AraújoFernandes, Maria da Conceição VieiraFragoso, Onélia Araújo FrancoOliveira, Pedro Henrique Amorim deMedeiros, Roberto dos SantosLourenço, Roseane MatiasSilva, Rozilane da2019-03-27T20:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1575Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:25.961770Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
title A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
spellingShingle A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
Farias, Amandda Mayara Araújo
Educação Matemática Crítica
Conscientização social
Ensino Aprendizagem.
title_short A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
title_full A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
title_fullStr A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
title_full_unstemmed A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
title_sort A matemática e a concientização social na problemática do mosquito da dengue / Mathematics and social awareness in the problem of the dengue mosquito
author Farias, Amandda Mayara Araújo
author_facet Farias, Amandda Mayara Araújo
Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Fragoso, Onélia Araújo Franco
Oliveira, Pedro Henrique Amorim de
Medeiros, Roberto dos Santos
Lourenço, Roseane Matias
Silva, Rozilane da
author_role author
author2 Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Fragoso, Onélia Araújo Franco
Oliveira, Pedro Henrique Amorim de
Medeiros, Roberto dos Santos
Lourenço, Roseane Matias
Silva, Rozilane da
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Amandda Mayara Araújo
Fernandes, Maria da Conceição Vieira
Fragoso, Onélia Araújo Franco
Oliveira, Pedro Henrique Amorim de
Medeiros, Roberto dos Santos
Lourenço, Roseane Matias
Silva, Rozilane da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Conscientização social
Ensino Aprendizagem.
topic Educação Matemática Crítica
Conscientização social
Ensino Aprendizagem.
description O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, e atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência citada trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não apenas fazendo uso do rigor matemático em si, mas sim proporcionando aos alunos a experiência de entender melhor como se dá a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, sempre fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano, trabalhando a Educação Matemática Crítica. Também produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações pertinentes aos cuidados que devemos tomar em nossas casas para combater o mosquito, e, por fim, propomos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido durante a oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que havíamos colocado em uma apostila produzida por nós, afirmando que tais problemas eram de difícil interpretação. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer da aplicação das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Buscamos nos preparar para conduzir as atividades de modo a tornar a matemática mais interessante aos olhos dos alunos, com o intuito de que o ensino-aprendizagem ficasse mais prazeroso e dinâmico. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando conseguimos utilizar uma metodologia diferenciada para se trabalhar em sala de aula. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1575
10.34117/bjdv5n5-1575
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1575
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n5-1575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1575/1453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 5 (2019); 3995-4006
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 5 (2019); 3995-4006
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 5 (2019); 3995-4006
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645417329459200