Análise crítica do apelo “integral” em rótulos de pães e biscoitos industrializados comercializados em Uberlândia, Minas Gerais / Critical analysis of the "whole" word in bread and biscuit labels marketed in Uberlândia, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Camilla Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nomelini, Quintiliano Siqueira Schroden, Pascoal, Grazieli Benedetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46326
Resumo: Rótulos com informações claras e compatíveis ao produto são um direito assegurado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor que permitem escolhas mais conscientes. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar o apelo “integral” em rótulos de pães e biscoitos industrializados, no que diz respeito à forma como o termo foi apresentado nas embalagens e se há coerência com sua composição nutricional. Estudo transversal, ocorrido em Uberlândia (MG), sendo analisados 57 produtos (40 pães e 17 biscoitos), cujas informações foram coletadas através de uma ficha de checagem que continha diversos tópicos sobre o que se esperaria para um produto ser integral. Constatou-se que 5,26% (n=3) dos produtos ditos “integrais” não apresentavam grãos de cereais integrais e/ou farinhas de cereais integrais na lista de ingredientes;  houve diferença significativa na denominação “fonte de fibras” entre os pães e biscoitos analisados; 10% (n=4) dos pães e 47,05% (n=8) dos biscoitos não apresentaram os requisitos para serem classificados como “fonte de fibras”; 8,77% (n=5) dos produtos podiam ser classificados como “rico em fibras”; 87,50% (n=35) dos pães e 82,35% (n=14) dos biscoitos possuíam grãos de cereais integrais e/ou a farinha de cereais integrais como sendo o primeiro item da lista de ingredientes, respectivamente. Foi observado que as indústrias alimentícias usam layout e fontes de letras destacadas para deixar as embalagens mais atraentes, despertando o interesse pela compra. Conclui-se que alguns produtos industrializados sequer apresentavam grãos e/ou farinhas de cereais integrais, indo ao encontro do apelo “integral” apresentado no rótulo.
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