Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Brígido Conrado de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira, da Silva, Bárbara Gabriela Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de programação introdutória vem sendo motivo de preocupação devido aos altos índices de reprovação e evasão dos cursos. Dada essa problemática, este trabalho propõe a aplicação de uma intervenção metodológica em uma disciplina de programação introdutória do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de tal disciplina. A intervenção metodológica baseia-se em autoavaliações compostas por cenários (que representam problemas de programação) e dicas para auxiliar os alunos no entendimento e resolução de tais problemas e, consequentemente, na identificação das principais dificuldades enfrentadas por eles. Os resultados obtidos ao final do experimento sugerem a continuidade da aplicação dessa intervenção metodológica, pois constatou-se que a metodologia adotada contribuiu para a reflexão e construção do processo autoavaliativo.
id VERACRUZ-0_3f477c4d1105bf602224afcd0868eb8f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48365
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programmingalgoritmosautoavaliaçãoprogramação introdutória.O processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de programação introdutória vem sendo motivo de preocupação devido aos altos índices de reprovação e evasão dos cursos. Dada essa problemática, este trabalho propõe a aplicação de uma intervenção metodológica em uma disciplina de programação introdutória do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de tal disciplina. A intervenção metodológica baseia-se em autoavaliações compostas por cenários (que representam problemas de programação) e dicas para auxiliar os alunos no entendimento e resolução de tais problemas e, consequentemente, na identificação das principais dificuldades enfrentadas por eles. Os resultados obtidos ao final do experimento sugerem a continuidade da aplicação dessa intervenção metodológica, pois constatou-se que a metodologia adotada contribuiu para a reflexão e construção do processo autoavaliativo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4836510.34117/bjdv8n5-441Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 39485-39506Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 39485-39506Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 39485-395062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Brígido Conrado de BritoFontes, Laysa Mabel de Oliveirada Silva, Bárbara Gabriela Sousa2022-06-01T11:50:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48365Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:16.795593Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
title Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
spellingShingle Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
Freitas, Brígido Conrado de Brito
algoritmos
autoavaliação
programação introdutória.
title_short Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
title_full Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
title_fullStr Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
title_full_unstemmed Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
title_sort Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming
author Freitas, Brígido Conrado de Brito
author_facet Freitas, Brígido Conrado de Brito
Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
da Silva, Bárbara Gabriela Sousa
author_role author
author2 Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
da Silva, Bárbara Gabriela Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Brígido Conrado de Brito
Fontes, Laysa Mabel de Oliveira
da Silva, Bárbara Gabriela Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv algoritmos
autoavaliação
programação introdutória.
topic algoritmos
autoavaliação
programação introdutória.
description O processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de programação introdutória vem sendo motivo de preocupação devido aos altos índices de reprovação e evasão dos cursos. Dada essa problemática, este trabalho propõe a aplicação de uma intervenção metodológica em uma disciplina de programação introdutória do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de tal disciplina. A intervenção metodológica baseia-se em autoavaliações compostas por cenários (que representam problemas de programação) e dicas para auxiliar os alunos no entendimento e resolução de tais problemas e, consequentemente, na identificação das principais dificuldades enfrentadas por eles. Os resultados obtidos ao final do experimento sugerem a continuidade da aplicação dessa intervenção metodológica, pois constatou-se que a metodologia adotada contribuiu para a reflexão e construção do processo autoavaliativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365
10.34117/bjdv8n5-441
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 39485-39506
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 39485-39506
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 39485-39506
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645598734155776