Autoavaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem de Programação Introdutória / Self-Assessment in the Teaching and Learning Process of Introductory Programming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Brígido Conrado de Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fontes, Laysa Mabel de Oliveira, da Silva, Bárbara Gabriela Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n5-441
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48365
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem das disciplinas de programação introdutória vem sendo motivo de preocupação devido aos altos índices de reprovação e evasão dos cursos. Dada essa problemática, este trabalho propõe a aplicação de uma intervenção metodológica em uma disciplina de programação introdutória do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de tal disciplina. A intervenção metodológica baseia-se em autoavaliações compostas por cenários (que representam problemas de programação) e dicas para auxiliar os alunos no entendimento e resolução de tais problemas e, consequentemente, na identificação das principais dificuldades enfrentadas por eles. Os resultados obtidos ao final do experimento sugerem a continuidade da aplicação dessa intervenção metodológica, pois constatou-se que a metodologia adotada contribuiu para a reflexão e construção do processo autoavaliativo.
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