O adoecimento dos professores do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Municipal de um Município da Região do Alto Uruguai / The sickness of the teachers of the elementary school of the municipal education network of a Municipality of the Region of the High Uruguay
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35236 |
Resumo: | As mudanças que ocorreram no setor trabalhista com o passar dos anos, provocou demasiadas alterações no modo de vida dos trabalhadores. Com a atividade docente não é diferente. A sobrecarga desses trabalhadores vem aumentando cada vez mais, assim como o peso da responsabilidade de ensinar e formar cidadãos. Este estudo tem como objetivo identificar quais são as doenças laborais mais comuns na atividade docente entre os professores do Ensino Fundamental e identificar as consequências das doenças laborais na prática docente. Como principais resultados temos o estresse, depressão, problemas respiratórios e ansiedade, patologias as quais podemos observar que fazem parte da rotina de trabalho do profissional docente, assim como pré-dispõem o aparecimento de outras patologias, relacionadas ao sistema imunológico. Com o encaminhamento ao final dessa pesquisa, podemos observar que a classe de profissionais docentes, tornou-se uma classe de grande vulnerabilidade, fazendo com que haja uma porta de entrada para várias patologias relacionadas a saúde mental, as quais pré-dispõem outras patologias, que vem á fazer parte do dia-a-dia desses profissionais, os quais são indispensáveis para a nossa sociedade e merecem receber mais cuidado, reconhecimento e um olhar mais aprofundado com relação ao seu importante papel social. |
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