Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56435 |
Resumo: | Este artigo se refere a uma investigação que explorou como “Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação são usados no Ensino da Língua Portuguesa, na Coordenadoria Regional de Ensino de Tonantins, no Amazonas, em 2021. Para tanto, apresenta as TDICs e os Gêneros Textuais Digitais, conforme o que propõem: (COSCARELLI, 2016; VALENTE, 2014; MORAN, 2007; SILVA, 2014; ALMEIDA e VALENTE, 2012; ROJO, 2013; SIEMENS, 2006); dentre outros. Para embasar essa proposta de investigação, fez-se o aporte bibliográfico e teórico. Coletou os dados, aplicando os questionários aos alunos e professores. Tabulou-se os dados para uma análise numérica e descritiva para explorar ou conhecer o tema proposto, baseado no aporte bibliográfico. Assim, o desenho dessa pesquisa, resume-se quanto ao tipo em não experimental, transversal e exploratório. Constatou-se que os respondentes professores e os alunos são, nas palavras de (PRENSKY, 2012), respectivamente, imigrantes e nativos digitais e, que todos os respondentes utilizam dispositivos eletrônicos que permitem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. E, quanto aos Gêneros Textuais Digitais os respondentes, na maioria conhecem e até os usam, ainda que não soubessem a sua classificação. |
id |
VERACRUZ-0_40e03942e4d14ecd0cc71dff0fe1d767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56435 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesagêneros textuais digitaislíngua portuguesaEste artigo se refere a uma investigação que explorou como “Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação são usados no Ensino da Língua Portuguesa, na Coordenadoria Regional de Ensino de Tonantins, no Amazonas, em 2021. Para tanto, apresenta as TDICs e os Gêneros Textuais Digitais, conforme o que propõem: (COSCARELLI, 2016; VALENTE, 2014; MORAN, 2007; SILVA, 2014; ALMEIDA e VALENTE, 2012; ROJO, 2013; SIEMENS, 2006); dentre outros. Para embasar essa proposta de investigação, fez-se o aporte bibliográfico e teórico. Coletou os dados, aplicando os questionários aos alunos e professores. Tabulou-se os dados para uma análise numérica e descritiva para explorar ou conhecer o tema proposto, baseado no aporte bibliográfico. Assim, o desenho dessa pesquisa, resume-se quanto ao tipo em não experimental, transversal e exploratório. Constatou-se que os respondentes professores e os alunos são, nas palavras de (PRENSKY, 2012), respectivamente, imigrantes e nativos digitais e, que todos os respondentes utilizam dispositivos eletrônicos que permitem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. E, quanto aos Gêneros Textuais Digitais os respondentes, na maioria conhecem e até os usam, ainda que não soubessem a sua classificação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5643510.34117/bjdv9n1-255Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 3702-3716Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 3702-3716Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 3702-37162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56435/41444Arcanjo, Joel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T20:08:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56435Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:04.878632Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
title |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa Arcanjo, Joel Rodrigues gêneros textuais digitais língua portuguesa |
title_short |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
title_full |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de língua portuguesa |
author |
Arcanjo, Joel Rodrigues |
author_facet |
Arcanjo, Joel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcanjo, Joel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gêneros textuais digitais língua portuguesa |
topic |
gêneros textuais digitais língua portuguesa |
description |
Este artigo se refere a uma investigação que explorou como “Os gêneros textuais digitais e as tecnologias digitais de informação e comunicação são usados no Ensino da Língua Portuguesa, na Coordenadoria Regional de Ensino de Tonantins, no Amazonas, em 2021. Para tanto, apresenta as TDICs e os Gêneros Textuais Digitais, conforme o que propõem: (COSCARELLI, 2016; VALENTE, 2014; MORAN, 2007; SILVA, 2014; ALMEIDA e VALENTE, 2012; ROJO, 2013; SIEMENS, 2006); dentre outros. Para embasar essa proposta de investigação, fez-se o aporte bibliográfico e teórico. Coletou os dados, aplicando os questionários aos alunos e professores. Tabulou-se os dados para uma análise numérica e descritiva para explorar ou conhecer o tema proposto, baseado no aporte bibliográfico. Assim, o desenho dessa pesquisa, resume-se quanto ao tipo em não experimental, transversal e exploratório. Constatou-se que os respondentes professores e os alunos são, nas palavras de (PRENSKY, 2012), respectivamente, imigrantes e nativos digitais e, que todos os respondentes utilizam dispositivos eletrônicos que permitem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. E, quanto aos Gêneros Textuais Digitais os respondentes, na maioria conhecem e até os usam, ainda que não soubessem a sua classificação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56435 10.34117/bjdv9n1-255 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56435 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56435/41444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 3702-3716 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 3702-3716 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 3702-3716 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645626442776576 |