Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Célia Ribeiro da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira de Sousa, Ianna Maria Sodre?
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26547
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo promover uma prática integrada de leitura e produção textual com o gênero microconto em sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada com alunos de dois Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio, no ano de 2019. Essa prática envolveu leituras interpretativas e escritas autorais de microcontos sem e com a mediação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A realização da experiência permitiu constatar que a inserção de tecnologias favorece o envolvimento e a interação dos alunos nas atividades desenvolvidas, conferindo-lhes autonomia, compartilhamento de conhecimentos e de opiniões entre os pares, além de possibilitar o (re)encontro com outros gêneros de criação literária que estão fora dos muros da escola.  
id VERACRUZ-0_4105aade854b208736dd140ef55e27df
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26547
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience reportLeitura. Escrita. Gênero textual. Microconto. TICs.Este artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo promover uma prática integrada de leitura e produção textual com o gênero microconto em sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada com alunos de dois Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio, no ano de 2019. Essa prática envolveu leituras interpretativas e escritas autorais de microcontos sem e com a mediação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A realização da experiência permitiu constatar que a inserção de tecnologias favorece o envolvimento e a interação dos alunos nas atividades desenvolvidas, conferindo-lhes autonomia, compartilhamento de conhecimentos e de opiniões entre os pares, além de possibilitar o (re)encontro com outros gêneros de criação literária que estão fora dos muros da escola.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2654710.34117/bjdv7n3-450Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27483-27501Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27483-27501Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27483-275012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26547/21547Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Célia Ribeiro daFerreira de Sousa, Ianna Maria Sodre?2022-03-29T12:15:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26547Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:22.782359Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
title Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
spellingShingle Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
Silva, Maria Célia Ribeiro da
Leitura. Escrita. Gênero textual. Microconto. TICs.
title_short Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
title_full Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
title_fullStr Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
title_full_unstemmed Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
title_sort Leitura e produção de microcontos – sem e com o uso de TICs na sala de aula: relato de experiência / Reading and production of short stories - without and with the use of ICTs in the classroom: experience report
author Silva, Maria Célia Ribeiro da
author_facet Silva, Maria Célia Ribeiro da
Ferreira de Sousa, Ianna Maria Sodre?
author_role author
author2 Ferreira de Sousa, Ianna Maria Sodre?
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Célia Ribeiro da
Ferreira de Sousa, Ianna Maria Sodre?
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Escrita. Gênero textual. Microconto. TICs.
topic Leitura. Escrita. Gênero textual. Microconto. TICs.
description Este artigo apresenta um relato de experiência que teve como objetivo promover uma prática integrada de leitura e produção textual com o gênero microconto em sala de aula, a partir de uma pesquisa realizada com alunos de dois Cursos Técnicos Integrados ao ensino médio, no ano de 2019. Essa prática envolveu leituras interpretativas e escritas autorais de microcontos sem e com a mediação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A realização da experiência permitiu constatar que a inserção de tecnologias favorece o envolvimento e a interação dos alunos nas atividades desenvolvidas, conferindo-lhes autonomia, compartilhamento de conhecimentos e de opiniões entre os pares, além de possibilitar o (re)encontro com outros gêneros de criação literária que estão fora dos muros da escola.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26547
10.34117/bjdv7n3-450
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26547
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26547/21547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 27483-27501
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 27483-27501
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 27483-27501
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645518231830528