Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229 |
Resumo: | A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem do movimento e da postura consequente à lesão não progressiva do cérebro imaturo ou em desenvolvimento, que provoca manifestações clínicas. Sabe-se que a intervenção terapêutica é um processo muito complexo, com inúmeros fatores intervenientes e não previsíveis. Atualmente, a tecnologia ainda vem se tornando uma das maiores aliadas por viabilizar e motivar as crianças a realizar os exercícios para melhorar seu desempenho e a função desejada. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe avaliar a influência da realidade virtual com o Xbox Kinect no equilíbrio e na motricidade global grossa de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa prospectiva, longitudinal e descritiva, do tipo estudo de caso. Foi incluído no estudo um paciente com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo espástica, hemiplégico, cognitivo preservado e marcha independente. O sujeito foi submetido a avaliação segundo a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para análise do equilíbrio estático e a escala de Gross Motor Function Measure (GMFM) ou Gross Motor Function Classification System (GMFCS), para análise da motricidade global grossa, no início e no final dos atendimentos. Durante a intervenção do paciente foi utilizado o equipamento XBOX®360 Kinect. Os jogos foram baseados em brincadeiras funcionais, agregando a terapia a um fator motivante e agradável. Demonstrou-se por meio das avaliações pré e pós intervenção, a evolução do participante em relação ao equilíbrio e a motricidade global grossa. |
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