Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Maria Juliani
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Newlene Maria Nunes Magalhães, Araújo, Michel Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem do movimento e da postura consequente à lesão não progressiva do cérebro imaturo ou em desenvolvimento, que provoca manifestações clínicas. Sabe-se que a intervenção terapêutica é um processo muito complexo, com inúmeros fatores intervenientes e não previsíveis. Atualmente, a tecnologia ainda vem se tornando uma das maiores aliadas por viabilizar e motivar as crianças a realizar os exercícios para melhorar seu desempenho e a função desejada. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe avaliar a influência da realidade virtual com o Xbox Kinect no equilíbrio e na motricidade global grossa de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa prospectiva, longitudinal e descritiva, do tipo estudo de caso. Foi incluído no estudo um paciente com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo espástica, hemiplégico, cognitivo preservado e marcha independente. O sujeito foi submetido a avaliação segundo a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para análise do equilíbrio estático e a escala de Gross Motor Function Measure (GMFM) ou Gross Motor Function Classification System (GMFCS), para análise da motricidade global grossa, no início e no final dos atendimentos. Durante a intervenção do paciente foi utilizado o equipamento XBOX®360 Kinect. Os jogos foram baseados em brincadeiras funcionais, agregando a terapia a um fator motivante e agradável. Demonstrou-se por meio das avaliações pré e pós intervenção, a evolução do participante em relação ao equilíbrio e a motricidade global grossa. 
id VERACRUZ-0_41578b85d05d2f392aea3f037ab9f600
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13229
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case studyParalisia CerebralRealidade VirtualReabilitação.A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem do movimento e da postura consequente à lesão não progressiva do cérebro imaturo ou em desenvolvimento, que provoca manifestações clínicas. Sabe-se que a intervenção terapêutica é um processo muito complexo, com inúmeros fatores intervenientes e não previsíveis. Atualmente, a tecnologia ainda vem se tornando uma das maiores aliadas por viabilizar e motivar as crianças a realizar os exercícios para melhorar seu desempenho e a função desejada. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe avaliar a influência da realidade virtual com o Xbox Kinect no equilíbrio e na motricidade global grossa de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa prospectiva, longitudinal e descritiva, do tipo estudo de caso. Foi incluído no estudo um paciente com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo espástica, hemiplégico, cognitivo preservado e marcha independente. O sujeito foi submetido a avaliação segundo a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para análise do equilíbrio estático e a escala de Gross Motor Function Measure (GMFM) ou Gross Motor Function Classification System (GMFCS), para análise da motricidade global grossa, no início e no final dos atendimentos. Durante a intervenção do paciente foi utilizado o equipamento XBOX®360 Kinect. Os jogos foram baseados em brincadeiras funcionais, agregando a terapia a um fator motivante e agradável. Demonstrou-se por meio das avaliações pré e pós intervenção, a evolução do participante em relação ao equilíbrio e a motricidade global grossa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1322910.34117/bjdv6n7-365Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47002-47011Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47002-47011Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47002-470112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229/11122Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Maria JulianiRodrigues, Newlene Maria Nunes MagalhãesAraújo, Michel Barbosa de2020-08-11T15:17:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13229Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.590805Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
title Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
spellingShingle Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
Xavier, Maria Juliani
Paralisia Cerebral
Realidade Virtual
Reabilitação.
title_short Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
title_full Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
title_fullStr Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
title_full_unstemmed Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
title_sort Realidade virtual na reabilitação da paralisia cerebral: Um estudo de caso / Virtual reality in cerebral palsy rehabilitation: A case study
author Xavier, Maria Juliani
author_facet Xavier, Maria Juliani
Rodrigues, Newlene Maria Nunes Magalhães
Araújo, Michel Barbosa de
author_role author
author2 Rodrigues, Newlene Maria Nunes Magalhães
Araújo, Michel Barbosa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Maria Juliani
Rodrigues, Newlene Maria Nunes Magalhães
Araújo, Michel Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia Cerebral
Realidade Virtual
Reabilitação.
topic Paralisia Cerebral
Realidade Virtual
Reabilitação.
description A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem do movimento e da postura consequente à lesão não progressiva do cérebro imaturo ou em desenvolvimento, que provoca manifestações clínicas. Sabe-se que a intervenção terapêutica é um processo muito complexo, com inúmeros fatores intervenientes e não previsíveis. Atualmente, a tecnologia ainda vem se tornando uma das maiores aliadas por viabilizar e motivar as crianças a realizar os exercícios para melhorar seu desempenho e a função desejada. Nesta perspectiva, este trabalho se propõe avaliar a influência da realidade virtual com o Xbox Kinect no equilíbrio e na motricidade global grossa de uma criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma pesquisa prospectiva, longitudinal e descritiva, do tipo estudo de caso. Foi incluído no estudo um paciente com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo espástica, hemiplégico, cognitivo preservado e marcha independente. O sujeito foi submetido a avaliação segundo a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para análise do equilíbrio estático e a escala de Gross Motor Function Measure (GMFM) ou Gross Motor Function Classification System (GMFCS), para análise da motricidade global grossa, no início e no final dos atendimentos. Durante a intervenção do paciente foi utilizado o equipamento XBOX®360 Kinect. Os jogos foram baseados em brincadeiras funcionais, agregando a terapia a um fator motivante e agradável. Demonstrou-se por meio das avaliações pré e pós intervenção, a evolução do participante em relação ao equilíbrio e a motricidade global grossa. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229
10.34117/bjdv6n7-365
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13229/11122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47002-47011
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47002-47011
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47002-47011
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645464330829824