Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716 |
Resumo: | Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento. |
id |
VERACRUZ-0_41a4376394603e50c96083d326169ef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22716 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PESíndrome De DownAlunoProfessorLíngua Inglesa.Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2271610.34117/bjdv7n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1705-1717Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1705-1717Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1705-17172525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716/18203Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Davi Carvalho DominguesCavalcanti, Zaira Dantas de MirandaSá, Edna Maria Alencar de2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22716Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:33.850193Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
title |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
spellingShingle |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE Tavares, Davi Carvalho Domingues Síndrome De Down Aluno Professor Língua Inglesa. |
title_short |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
title_full |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
title_fullStr |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
title_full_unstemmed |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
title_sort |
Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE |
author |
Tavares, Davi Carvalho Domingues |
author_facet |
Tavares, Davi Carvalho Domingues Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Sá, Edna Maria Alencar de |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Sá, Edna Maria Alencar de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Davi Carvalho Domingues Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda Sá, Edna Maria Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Síndrome De Down Aluno Professor Língua Inglesa. |
topic |
Síndrome De Down Aluno Professor Língua Inglesa. |
description |
Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716 10.34117/bjdv7n1-117 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716/18203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1705-1717 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1705-1717 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1705-1717 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645503392382976 |