Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Davi Carvalho Domingues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda, Sá, Edna Maria Alencar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716
Resumo: Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento.
id VERACRUZ-0_41a4376394603e50c96083d326169ef6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22716
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PESíndrome De DownAlunoProfessorLíngua Inglesa.Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2271610.34117/bjdv7n1-117Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1705-1717Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1705-1717Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1705-17172525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716/18203Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares, Davi Carvalho DominguesCavalcanti, Zaira Dantas de MirandaSá, Edna Maria Alencar de2021-09-21T10:44:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22716Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:33.850193Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
title Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
spellingShingle Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
Tavares, Davi Carvalho Domingues
Síndrome De Down
Aluno
Professor
Língua Inglesa.
title_short Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
title_full Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
title_fullStr Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
title_full_unstemmed Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
title_sort Ensino de inglês para alunos com síndrome de down: um estudo em quatro escolas da rede pública e privada em petrolina – PE / Teaching english to students with down's syndrome: a study in four public and private schools in petrolina – PE
author Tavares, Davi Carvalho Domingues
author_facet Tavares, Davi Carvalho Domingues
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
Sá, Edna Maria Alencar de
author_role author
author2 Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
Sá, Edna Maria Alencar de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Davi Carvalho Domingues
Cavalcanti, Zaira Dantas de Miranda
Sá, Edna Maria Alencar de
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome De Down
Aluno
Professor
Língua Inglesa.
topic Síndrome De Down
Aluno
Professor
Língua Inglesa.
description Pensar em uma escola inclusiva é pensar em um espaço aberto, no qual a diversidade é tida como característica intrínseca à educação. Partindo desse ponto de vista, o presente estudo teve como objetivo conhecer e analisar práticas pedagógicas, na disciplina de Língua inglesa, desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down, matriculados em classe comum. O estudo foi realizado em quatro escolas da rede pública e privada, envolvendo sete educandos de diferentes séries, desde a pré-escola até o ensino médio e cinco professoras de inglês. Além disso, foi feita uma investigação bibliográfica que desse o suporte à fundamentação teórica e ao exame das informações acolhidas, consultando autores que se destacam na área. Em relação às praticas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Síndrome de Down, foi possível perceber o comprometimento das professoras na busca por inovação no intuito de incluir todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem e pudemos observar o reflexo desse esforço no interesse dos educandos na disciplina de Língua Inglesa. Nesse sentido, constatamos que a educação inclusiva é um processo complexo, que vem acontecendo de maneira gradativa nas escolas, mas que envolve uma busca constante de aprimoramento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716
10.34117/bjdv7n1-117
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22716/18203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 1705-1717
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 1705-1717
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 1705-1717
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645503392382976