Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadete, Marileia Vieira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Raimunda Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54739
Resumo:  O referente artigo visa trazer informações e reflexões sobre os fluxos migratórios femininos – meninas adolescentes venezuelanas para a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.  Tem como objetivo realizar um breve levantamento histórico sobre migração de meninas adolescentes venezuelanas a respeito do acolhimento nas instituições de ensino, a partir dos relatórios OBMIgra 2020 e ACNUR/UNICEF que tem como imo a migração e educação. Busca-se revisitar esses relatórios dentro de um olhar de gênero, no sentido de verificar: que questões os relatórios registram sobre os processos de acolhimento das meninas nas escolas de Roraima, e em que medida as questões de gênero são problematizadas? Com relação à metodologia, será de cunho qualitativo, por meio de leitura dos relatórios supracitados e artigos que versam sobre a temática em estudo.  Essas inquietações surgiram de estudos referentes às temáticas educação, migração e gênero, relacionadas à pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima, que buscou conhecer, por meio desses estudos, elementos e contribuições para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, acolhedora e de qualidade no estado de Roraima.
id VERACRUZ-0_42b9325e0d466329db457d86fc4e0e0f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54739
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida(i)migraçãocontexto escolargêneroacolhimento O referente artigo visa trazer informações e reflexões sobre os fluxos migratórios femininos – meninas adolescentes venezuelanas para a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.  Tem como objetivo realizar um breve levantamento histórico sobre migração de meninas adolescentes venezuelanas a respeito do acolhimento nas instituições de ensino, a partir dos relatórios OBMIgra 2020 e ACNUR/UNICEF que tem como imo a migração e educação. Busca-se revisitar esses relatórios dentro de um olhar de gênero, no sentido de verificar: que questões os relatórios registram sobre os processos de acolhimento das meninas nas escolas de Roraima, e em que medida as questões de gênero são problematizadas? Com relação à metodologia, será de cunho qualitativo, por meio de leitura dos relatórios supracitados e artigos que versam sobre a temática em estudo.  Essas inquietações surgiram de estudos referentes às temáticas educação, migração e gênero, relacionadas à pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima, que buscou conhecer, por meio desses estudos, elementos e contribuições para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, acolhedora e de qualidade no estado de Roraima.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5473910.34117/bjdv8n11-323Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75593-75602Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75593-75602Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75593-756022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54739/40408Copyright (c) 2022 Marileia Vieira Cadete, Raimunda Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessCadete, Marileia Vieirada Silva, Raimunda Gomes2022-11-30T19:31:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/54739Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:30.205804Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
title Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
spellingShingle Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
Cadete, Marileia Vieira
(i)migração
contexto escolar
gênero
acolhimento
title_short Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
title_full Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
title_fullStr Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
title_full_unstemmed Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
title_sort Meninas adolecentes venezuelanas no contexto escolar: conhecer para acolher: Chicas venezoelanas en el contexto escolar: conocer para dar la bienvenida
author Cadete, Marileia Vieira
author_facet Cadete, Marileia Vieira
da Silva, Raimunda Gomes
author_role author
author2 da Silva, Raimunda Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadete, Marileia Vieira
da Silva, Raimunda Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv (i)migração
contexto escolar
gênero
acolhimento
topic (i)migração
contexto escolar
gênero
acolhimento
description  O referente artigo visa trazer informações e reflexões sobre os fluxos migratórios femininos – meninas adolescentes venezuelanas para a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.  Tem como objetivo realizar um breve levantamento histórico sobre migração de meninas adolescentes venezuelanas a respeito do acolhimento nas instituições de ensino, a partir dos relatórios OBMIgra 2020 e ACNUR/UNICEF que tem como imo a migração e educação. Busca-se revisitar esses relatórios dentro de um olhar de gênero, no sentido de verificar: que questões os relatórios registram sobre os processos de acolhimento das meninas nas escolas de Roraima, e em que medida as questões de gênero são problematizadas? Com relação à metodologia, será de cunho qualitativo, por meio de leitura dos relatórios supracitados e artigos que versam sobre a temática em estudo.  Essas inquietações surgiram de estudos referentes às temáticas educação, migração e gênero, relacionadas à pesquisa de mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima, que buscou conhecer, por meio desses estudos, elementos e contribuições para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, acolhedora e de qualidade no estado de Roraima.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54739
10.34117/bjdv8n11-323
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54739
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54739/40408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marileia Vieira Cadete, Raimunda Gomes da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marileia Vieira Cadete, Raimunda Gomes da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 75593-75602
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 75593-75602
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 75593-75602
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645620895809536