Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Alberto Hernandez
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão, Shahini, Cristina, Buoro, Anarrita Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576
Resumo: "Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade.
id VERACRUZ-0_42c7d5a99352aeb1ea9ab8646105170e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48576
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEIsustentabilidadeescolaqualidade ambientaleducação."Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4857610.34117/bjdv8n5-538Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41049-41058Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41049-41058Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41049-410582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Alberto Hernandezde Almeida, Fernanda Maria Farias FalcãoShahini, CristinaBuoro, Anarrita Bueno2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:22.269661Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
title Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
spellingShingle Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
Neto, Alberto Hernandez
sustentabilidade
escola
qualidade ambiental
educação.
title_short Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
title_full Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
title_fullStr Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
title_full_unstemmed Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
title_sort Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
author Neto, Alberto Hernandez
author_facet Neto, Alberto Hernandez
de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão
Shahini, Cristina
Buoro, Anarrita Bueno
author_role author
author2 de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão
Shahini, Cristina
Buoro, Anarrita Bueno
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Alberto Hernandez
de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão
Shahini, Cristina
Buoro, Anarrita Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv sustentabilidade
escola
qualidade ambiental
educação.
topic sustentabilidade
escola
qualidade ambiental
educação.
description "Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576
10.34117/bjdv8n5-538
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41049-41058
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41049-41058
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41049-41058
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645599440896000