Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576 |
Resumo: | "Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade. |
id |
VERACRUZ-0_42c7d5a99352aeb1ea9ab8646105170e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48576 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEIsustentabilidadeescolaqualidade ambientaleducação."Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4857610.34117/bjdv8n5-538Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41049-41058Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41049-41058Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41049-410582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeto, Alberto Hernandezde Almeida, Fernanda Maria Farias FalcãoShahini, CristinaBuoro, Anarrita Bueno2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48576Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:22.269661Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
title |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
spellingShingle |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI Neto, Alberto Hernandez sustentabilidade escola qualidade ambiental educação. |
title_short |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
title_full |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
title_fullStr |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
title_sort |
Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI de São Paulo, S.P / Sustainability at school - a proposal for a São Paulo, S.P, EMEI |
author |
Neto, Alberto Hernandez |
author_facet |
Neto, Alberto Hernandez de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão Shahini, Cristina Buoro, Anarrita Bueno |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão Shahini, Cristina Buoro, Anarrita Bueno |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Alberto Hernandez de Almeida, Fernanda Maria Farias Falcão Shahini, Cristina Buoro, Anarrita Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sustentabilidade escola qualidade ambiental educação. |
topic |
sustentabilidade escola qualidade ambiental educação. |
description |
"Sustentabilidade na escola - uma proposta para uma EMEI-SP" é um projecto experimental que tem sido desenvolvido desde 2013, com o objectivo de implementar práticas ambientais integradas centradas na melhoria das condições ambientais escolares e na educação para a sustentabilidade de uma forma multi e interdisciplinar. O projecto consistiu numa avaliação do edifício relativamente ao conforto térmico, acústico e luminoso, e à consciência ambiental através de palestras e workshops realizados com professores, funcionários e comunidade escolar. Foram utilizadas várias técnicas e metodologias para além da utilização de arteterapia e paisagismo, entre outras, como forma de sensibilização. Com base no diagnóstico do edifício, foram propostas acções na gestão da água, energia, resíduos e materiais que envolveram tanto intervenções físicas como mudanças de comportamento. Além disso, a gestão da escola foi alinhada para a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças e acções desenvolvidas por professores e funcionários. Estas acções resultaram num objectivo inicialmente orientado para esta escola: promover a melhoria da qualidade do ambiente escolar, a sensibilização e educação para a sustentabilidade, e a poupança dos recursos públicos. O objectivo deste trabalho foi produzir um projecto-piloto que fornece subsídios para um Programa Integrado de Acções Ambientais para Escolas Públicas centrado na Sustentabilidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576 10.34117/bjdv8n5-538 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48576/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41049-41058 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41049-41058 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41049-41058 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645599440896000 |