Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Vitor Oliveira Alves da, Conter, Lia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-107
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades.
id VERACRUZ-0_4313a89eab17dde4964a76ba897a5a53
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11136
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogyMaria MontessoriPedagogiaensinoaprendizagemA presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1113610.34117/bjdv6n6-107Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34339-34344Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34339-34344Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34339-343442525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136/9335Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Giovana Fonseca do CarmoSilva, Vitor Oliveira Alves daConter, Lia Regina2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11136Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:04.102540Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
title Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
spellingShingle Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Maria Montessori
Pedagogia
ensino
aprendizagem
Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Maria Montessori
Pedagogia
ensino
aprendizagem
title_short Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
title_full Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
title_fullStr Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
title_full_unstemmed Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
title_sort Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
author Torres, Giovana Fonseca do Carmo
author_facet Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Silva, Vitor Oliveira Alves da
Conter, Lia Regina
Silva, Vitor Oliveira Alves da
Conter, Lia Regina
author_role author
author2 Silva, Vitor Oliveira Alves da
Conter, Lia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Giovana Fonseca do Carmo
Silva, Vitor Oliveira Alves da
Conter, Lia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Montessori
Pedagogia
ensino
aprendizagem
topic Maria Montessori
Pedagogia
ensino
aprendizagem
description A presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136
10.34117/bjdv6n6-107
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136/9335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34339-34344
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34339-34344
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34339-34344
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726346403840
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-107