Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-107 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136 |
Resumo: | A presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades. |
id |
VERACRUZ-0_4313a89eab17dde4964a76ba897a5a53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11136 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogyMaria MontessoriPedagogiaensinoaprendizagemA presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1113610.34117/bjdv6n6-107Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34339-34344Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34339-34344Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34339-343442525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136/9335Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Giovana Fonseca do CarmoSilva, Vitor Oliveira Alves daConter, Lia Regina2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11136Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:04.102540Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
title |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
spellingShingle |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy Torres, Giovana Fonseca do Carmo Maria Montessori Pedagogia ensino aprendizagem Torres, Giovana Fonseca do Carmo Maria Montessori Pedagogia ensino aprendizagem |
title_short |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
title_full |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
title_fullStr |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
title_full_unstemmed |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
title_sort |
Vertentes da pedagogia Montessoriana / Strands of Montessorian pedagogy |
author |
Torres, Giovana Fonseca do Carmo |
author_facet |
Torres, Giovana Fonseca do Carmo Torres, Giovana Fonseca do Carmo Silva, Vitor Oliveira Alves da Conter, Lia Regina Silva, Vitor Oliveira Alves da Conter, Lia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vitor Oliveira Alves da Conter, Lia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Giovana Fonseca do Carmo Silva, Vitor Oliveira Alves da Conter, Lia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maria Montessori Pedagogia ensino aprendizagem |
topic |
Maria Montessori Pedagogia ensino aprendizagem |
description |
A presente pesquisa bibliográfica busca apresentar uma das mais importantes vertentes da Pedagogia de Maria Montessori, pedagoga que revolucionou a forma de como a criança é compreendida e respeitada, a individualidade. Seu método tem como base a própria criança e sua autonomia. Este tema vem ganhando notoriedade devido ao crescimento de debates e interesse dos pais e professores para com tal pedagogia, uma vez que os resultados obtidos são satisfatórios e deixam as crianças mais empolgadas com o próprio desenvolvimento e o gosto pelo aprender. Porém, a falta de escolas que utilizem da metodologia Montessori dificulta a sua divulgação e deixa os pais e professores sem informação o bastante para aplicá-lo de maneira fiel à suas vertentes. Uma vez que os objetivos estudados por Montessori sejam compreendidos, o professor tem mais clareza ao visualizar em sua sala de aula os alunos como indivíduos capacitados, interessados e autônomos, começando assim a por em prática o que Maria Montessori sempre acreditou. No entanto, é necessário que o professor interessado na metodologia tenha passado por um curso aprovado pela OMB (Organização Montessori no Brasil) para que esteja capacitado a utiliza-la em seu espaço escolar. Porém, nada o impede de que ele coloque em prática nas escolas regulares os valores e ações de tal pedagogia, respeitando a criança e colocando sua autonomia e seu ensino como prioridades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136 10.34117/bjdv6n6-107 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11136/9335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34339-34344 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34339-34344 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34339-34344 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726346403840 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-107 |