Acessibilidade web no Portal de Periódicos da Capes: caminhos para inclusão das pessoas com deficiências auditiva e visual
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60598 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa, Acessibilidade web no Portal de Periódicos da Capes, problematizando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e visual no acesso à informação cientifica e tecnológica em âmbito nacional e internacional. A legislação brasileira avançou e estabeleceu obrigatoriedade da acessibilidade em websites governamentais, garantindo acesso às informações disponibilizadas. O objetivo do estudo foi analisar por meio do avaliador AccessMonitor se o website do Portal de Periódicos da Capes adota boas práticas relativas à acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva, de modo a permitir a sua inclusão nos serviços prestados por esta instituição. Os resultados apresentados indicam que mesmo com o esforço empregado pelo portal a inclusão plena ainda não ocorre, mostrando que é necessária uma ação que promova equidade no acesso à informação. |
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Acessibilidade web no Portal de Periódicos da Capes: caminhos para inclusão das pessoas com deficiências auditiva e visualConhecimento e cuidado acerca do câncer de colo uterino em mulheres assistidas pela rede pública do município de Araguari - MGcâncer de colo uterinoconhecimentopercepçãoacessibilidade webPortal de Periódicos da Capespessoa com deficiênciadeficiência visualdeficiência auditivaO presente artigo apresenta um recorte da pesquisa, Acessibilidade web no Portal de Periódicos da Capes, problematizando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e visual no acesso à informação cientifica e tecnológica em âmbito nacional e internacional. A legislação brasileira avançou e estabeleceu obrigatoriedade da acessibilidade em websites governamentais, garantindo acesso às informações disponibilizadas. O objetivo do estudo foi analisar por meio do avaliador AccessMonitor se o website do Portal de Periódicos da Capes adota boas práticas relativas à acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva, de modo a permitir a sua inclusão nos serviços prestados por esta instituição. Os resultados apresentados indicam que mesmo com o esforço empregado pelo portal a inclusão plena ainda não ocorre, mostrando que é necessária uma ação que promova equidade no acesso à informação. Introdução: Sabe-se que o câncer de colo de útero está associado a infecções pelo vírus HPV, e estima-se que 80% das mulheres sexualmente ativas no mundo serão infectadas em algum momento de suas vidas. Objetivo: Verificar o grau e percepção de conhecimento das mulheres vinculadas a determinadas unidades básicas de saúde do município de Araguari (MG), frente aspectos relacionados ao câncer de colo uterino (CCU). Métodos: Estudo transversal, realizado com 103 pacientes mulheres, maiores de 18 anos, usuárias do serviço público de saúde, vinculadas a quaisquer atividades de saúde. Para coleta de dados foi utilizado o questionário “O que as mulheres sabem sobre CCU e HPV?”. Resultados: Constatou-se um predomínio de mulheres desempregadas ou profissionais liberais. Quanto ao arranjo familiar, o fato mais prevalente foi de ser mulher casada e com 2 filhos biológicos. Quanto aos domínios de conhecimento analisados no questionário, foi evidenciado que a proporção de respostas corretas foi significativamente maior nas mulheres com pós-graduação em relação aos demais níveis de escolaridade. Conclusão: Constatou-se uma concordância com a literatura acerca do grau de instrução e conhecimento. Nesse sentido, apesar das já existentes campanhas e programas voltados à prevenção do CCU terem possibilitado esse alcance das informações em diferentes níveis de escolaridade, verificou-se ainda lacunas no grau de conhecimento sobre a doença.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6059810.34117/bjdv9n6-054Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 6 (2023); 19509-19520Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 6 (2023); 19509-19520Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 6 (2023); 19509-195202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60598/43766Alburquerque, Magali AlvesOliveira, Luciana Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T16:20:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60598Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:03.700604Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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