Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Marcia Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dallazen, Janaina Maria Coelho, da Silva, Luiz Alberto Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38390
Resumo: As primeiras prerrogativas quanto ao uso do espaço virtual como locus do processo de ensino e aprendizagem datam da década de 1970, quando foi criada a rede Arpanet, cujo desenvolvimento tecnológico culminou nos anos seguintes com o que hoje é conhecido como internet. Os impactos dessa nova forma de pensar a educação são estudados por Pierre Lévy, filósofo, sociólogo e pesquisador em ciências da informação e comunicação. Este artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica tendo como parâmetro a obra de Lévy, se propõe a refletir sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem, por meio da análise das ideias de virtualização e sociedade em rede. Conclui-se que os espaços que pretendem trabalhar a educação virtual devem primar por novas formas de abordagem dos conteúdos, bem como devem propor novos estilos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem baseada em elementos como o interesse individual, habilidade e competências individuais, proporcionando uma oportunidade de um processo de aprendizagem único para cada pessoa.
id VERACRUZ-0_43e302921eb3122f965224983e11cb1d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38390
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network SocietyConhecimentoPierre LévyTecnologiaEducação a DistânciaAprendizagem.As primeiras prerrogativas quanto ao uso do espaço virtual como locus do processo de ensino e aprendizagem datam da década de 1970, quando foi criada a rede Arpanet, cujo desenvolvimento tecnológico culminou nos anos seguintes com o que hoje é conhecido como internet. Os impactos dessa nova forma de pensar a educação são estudados por Pierre Lévy, filósofo, sociólogo e pesquisador em ciências da informação e comunicação. Este artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica tendo como parâmetro a obra de Lévy, se propõe a refletir sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem, por meio da análise das ideias de virtualização e sociedade em rede. Conclui-se que os espaços que pretendem trabalhar a educação virtual devem primar por novas formas de abordagem dos conteúdos, bem como devem propor novos estilos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem baseada em elementos como o interesse individual, habilidade e competências individuais, proporcionando uma oportunidade de um processo de aprendizagem único para cada pessoa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3839010.34117/bjdv7n10-386Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38390/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros, Marcia MariaDallazen, Janaina Maria Coelhoda Silva, Luiz Alberto Ruiz2022-02-03T19:56:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/38390Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:23.738064Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
title Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
spellingShingle Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
de Medeiros, Marcia Maria
Conhecimento
Pierre Lévy
Tecnologia
Educação a Distância
Aprendizagem.
title_short Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
title_full Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
title_fullStr Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
title_full_unstemmed Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
title_sort Reflexões sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem: Internet, virtualização e a sociedade em rede / Reflections on education in a virtual learning environment: Internet, virtualization and the network Society
author de Medeiros, Marcia Maria
author_facet de Medeiros, Marcia Maria
Dallazen, Janaina Maria Coelho
da Silva, Luiz Alberto Ruiz
author_role author
author2 Dallazen, Janaina Maria Coelho
da Silva, Luiz Alberto Ruiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Marcia Maria
Dallazen, Janaina Maria Coelho
da Silva, Luiz Alberto Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Pierre Lévy
Tecnologia
Educação a Distância
Aprendizagem.
topic Conhecimento
Pierre Lévy
Tecnologia
Educação a Distância
Aprendizagem.
description As primeiras prerrogativas quanto ao uso do espaço virtual como locus do processo de ensino e aprendizagem datam da década de 1970, quando foi criada a rede Arpanet, cujo desenvolvimento tecnológico culminou nos anos seguintes com o que hoje é conhecido como internet. Os impactos dessa nova forma de pensar a educação são estudados por Pierre Lévy, filósofo, sociólogo e pesquisador em ciências da informação e comunicação. Este artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica tendo como parâmetro a obra de Lévy, se propõe a refletir sobre a educação em ambiente virtual de aprendizagem, por meio da análise das ideias de virtualização e sociedade em rede. Conclui-se que os espaços que pretendem trabalhar a educação virtual devem primar por novas formas de abordagem dos conteúdos, bem como devem propor novos estilos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem baseada em elementos como o interesse individual, habilidade e competências individuais, proporcionando uma oportunidade de um processo de aprendizagem único para cada pessoa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38390
10.34117/bjdv7n10-386
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38390
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n10-386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/38390/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021)
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021)
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021)
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645563864809472