Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348 |
Resumo: | O projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito. |
id |
VERACRUZ-0_4435dd2e6a84e05ba96c001a08ff3dd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/348 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantilGeografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-CulturalO projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito.Vera CruzPoio Roberti, Daniel2019-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/34810.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348Veras; v. 9, n. 1 (2019); 35 - 492236-572910.14212/veras.vol9.n1.ano2019reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-23T19:30:44ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
title |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
spellingShingle |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil Poio Roberti, Daniel Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
title_full |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
title_fullStr |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
title_sort |
Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil |
author |
Poio Roberti, Daniel |
author_facet |
Poio Roberti, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poio Roberti, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural |
topic |
Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural |
description |
O projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348 10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Veras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Veras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 9, n. 1 (2019); 35 - 49 2236-5729 10.14212/veras.vol9.n1.ano2019 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792219656192 |