Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poio Roberti, Daniel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348
Resumo: O projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito.
id VERACRUZ-0_4435dd2e6a84e05ba96c001a08ff3dd2
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/348
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantilGeografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-CulturalO projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito.Vera CruzPoio Roberti, Daniel2019-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/34810.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348Veras; v. 9, n. 1 (2019); 35 - 492236-572910.14212/veras.vol9.n1.ano2019reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-23T19:30:44ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
title Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
spellingShingle Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
Poio Roberti, Daniel
Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural
title_short Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
title_full Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
title_fullStr Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
title_full_unstemmed Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
title_sort Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil
author Poio Roberti, Daniel
author_facet Poio Roberti, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Poio Roberti, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural
topic Geografia da Infância. Sociologia da Infância. Teoria Histórico-Cultural
description O projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348
10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/348/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 9, n. 1 (2019); 35 - 49
2236-5729
10.14212/veras.vol9.n1.ano2019
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792219656192