O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n12-533 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499 |
Resumo: | Esta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur. |
id |
VERACRUZ-0_45342bd95b312f3ae13f6c34f4ce4426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41499 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acreCurrículoFilosofiaHermenêuticaObjetos de ConhecimentoEsta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4149910.34117/bjdv7n12-533Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118193-118203Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118193-118203Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118193-1182032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Aluizio Oliveirade Toledo, Ana Maria LavanhiniDantas, Elandia Rodrigues2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41499Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:34.294807Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
title |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
spellingShingle |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre de Souza, Aluizio Oliveira Currículo Filosofia Hermenêutica Objetos de Conhecimento de Souza, Aluizio Oliveira Currículo Filosofia Hermenêutica Objetos de Conhecimento |
title_short |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
title_full |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
title_fullStr |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
title_full_unstemmed |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
title_sort |
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre |
author |
de Souza, Aluizio Oliveira |
author_facet |
de Souza, Aluizio Oliveira de Souza, Aluizio Oliveira de Toledo, Ana Maria Lavanhini Dantas, Elandia Rodrigues de Toledo, Ana Maria Lavanhini Dantas, Elandia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
de Toledo, Ana Maria Lavanhini Dantas, Elandia Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Aluizio Oliveira de Toledo, Ana Maria Lavanhini Dantas, Elandia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Filosofia Hermenêutica Objetos de Conhecimento |
topic |
Currículo Filosofia Hermenêutica Objetos de Conhecimento |
description |
Esta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499 10.34117/bjdv7n12-533 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118193-118203 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118193-118203 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118193-118203 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183683157655552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-533 |