O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Aluizio Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Toledo, Ana Maria Lavanhini, Dantas, Elandia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n12-533
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499
Resumo: Esta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur.
id VERACRUZ-0_45342bd95b312f3ae13f6c34f4ce4426
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41499
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acreCurrículoFilosofiaHermenêuticaObjetos de ConhecimentoEsta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4149910.34117/bjdv7n12-533Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118193-118203Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118193-118203Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118193-1182032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Aluizio Oliveirade Toledo, Ana Maria LavanhiniDantas, Elandia Rodrigues2022-04-12T00:07:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41499Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:34.294807Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
title O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
spellingShingle O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
de Souza, Aluizio Oliveira
Currículo
Filosofia
Hermenêutica
Objetos de Conhecimento
de Souza, Aluizio Oliveira
Currículo
Filosofia
Hermenêutica
Objetos de Conhecimento
title_short O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
title_full O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
title_fullStr O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
title_full_unstemmed O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
title_sort O novo ensino médio: Uma breve hermenêutica do novo currículo de filosofia do estado do acre / The new high school: A brief hermeneutic of the new philosophy curriculum of the state of acre
author de Souza, Aluizio Oliveira
author_facet de Souza, Aluizio Oliveira
de Souza, Aluizio Oliveira
de Toledo, Ana Maria Lavanhini
Dantas, Elandia Rodrigues
de Toledo, Ana Maria Lavanhini
Dantas, Elandia Rodrigues
author_role author
author2 de Toledo, Ana Maria Lavanhini
Dantas, Elandia Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Aluizio Oliveira
de Toledo, Ana Maria Lavanhini
Dantas, Elandia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Filosofia
Hermenêutica
Objetos de Conhecimento
topic Currículo
Filosofia
Hermenêutica
Objetos de Conhecimento
description Esta pesquisa visa uma breve hermenêutica, um diálogo, uma compreensão, uma explicação, ou seja, uma interpretação sobre o novo currículo do novo ensino médio que será implantado no Estado do Acre, especificamente, o currículo de filosofia. O objetivo é expor duas questões: uma trata da base teórica, entendemos que o filósofo base para este currículo deve ser secundário e não primário, propomos a substituição de Deleuze e Guattari por Ricoeur; a outra questão se refere a implementação de objetos de conhecimento não-filosóficos no currículo de filosofia. Assim, para o desenvolveimento e metodologia deste texto nos apropriamos da hermenêutica do texto de Paul Ricoeur.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499
10.34117/bjdv7n12-533
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41499/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 118193-118203
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 118193-118203
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 118193-118203
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183683157655552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n12-533