Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bitencourt, Heriberto Rodrigues, Pinheiro, José Ciríaco, de Almeida, Ossalin, Farias, Rômulo Augusto Feio, da Silva, Karina Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n9-339
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245
Resumo: Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas.
id VERACRUZ-0_45463008b2f3885d85050855974cab28
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36245
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemicsTICsSoftwares educativosFormação acadêmica.Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3624510.34117/bjdv7n9-339Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91327-91338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91327-91338Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91327-913382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Arthur Henrique AlvarengaBitencourt, Heriberto RodriguesPinheiro, José Ciríacode Almeida, OssalinFarias, Rômulo Augusto Feioda Silva, Karina Sousa2022-06-02T12:31:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36245Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:47.086937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
title Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
spellingShingle Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
TICs
Softwares educativos
Formação acadêmica.
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
TICs
Softwares educativos
Formação acadêmica.
title_short Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
title_full Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
title_fullStr Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
title_full_unstemmed Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
title_sort Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
author Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
author_facet Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Pinheiro, José Ciríaco
de Almeida, Ossalin
Farias, Rômulo Augusto Feio
da Silva, Karina Sousa
Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Pinheiro, José Ciríaco
de Almeida, Ossalin
Farias, Rômulo Augusto Feio
da Silva, Karina Sousa
author_role author
author2 Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Pinheiro, José Ciríaco
de Almeida, Ossalin
Farias, Rômulo Augusto Feio
da Silva, Karina Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga
Bitencourt, Heriberto Rodrigues
Pinheiro, José Ciríaco
de Almeida, Ossalin
Farias, Rômulo Augusto Feio
da Silva, Karina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv TICs
Softwares educativos
Formação acadêmica.
topic TICs
Softwares educativos
Formação acadêmica.
description Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245
10.34117/bjdv7n9-339
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91327-91338
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91327-91338
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91327-91338
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183790201536512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n9-339