Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n9-339 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245 |
Resumo: | Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas. |
id |
VERACRUZ-0_45463008b2f3885d85050855974cab28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36245 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemicsTICsSoftwares educativosFormação acadêmica.Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3624510.34117/bjdv7n9-339Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91327-91338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91327-91338Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91327-913382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Arthur Henrique AlvarengaBitencourt, Heriberto RodriguesPinheiro, José Ciríacode Almeida, OssalinFarias, Rômulo Augusto Feioda Silva, Karina Sousa2022-06-02T12:31:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36245Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:47.086937Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
title |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
spellingShingle |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga TICs Softwares educativos Formação acadêmica. Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga TICs Softwares educativos Formação acadêmica. |
title_short |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
title_full |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
title_fullStr |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
title_full_unstemmed |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
title_sort |
Tics no ensino de química em tempos de pandemia / Icts in chemistry teaching in times of pandemics |
author |
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga |
author_facet |
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga Bitencourt, Heriberto Rodrigues Pinheiro, José Ciríaco de Almeida, Ossalin Farias, Rômulo Augusto Feio da Silva, Karina Sousa Bitencourt, Heriberto Rodrigues Pinheiro, José Ciríaco de Almeida, Ossalin Farias, Rômulo Augusto Feio da Silva, Karina Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Bitencourt, Heriberto Rodrigues Pinheiro, José Ciríaco de Almeida, Ossalin Farias, Rômulo Augusto Feio da Silva, Karina Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Arthur Henrique Alvarenga Bitencourt, Heriberto Rodrigues Pinheiro, José Ciríaco de Almeida, Ossalin Farias, Rômulo Augusto Feio da Silva, Karina Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TICs Softwares educativos Formação acadêmica. |
topic |
TICs Softwares educativos Formação acadêmica. |
description |
Tendo em vista o atual cenário da educação brasileira, com o surgimento da pandemia da Covid-19, observa-se a intrínseca primordialidade de uma interação entre aluno e professor à distância. Com isso, as instituições de ensino necessitaram se adaptar a uma nova forma de ensinar, a fim de estar de acordo com as medidas de prevenção e biossegurança propagadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a principal delas, o distanciamento social. A principal forma utilizada para buscar a adequação ao novo sistema de ensino foi a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo no ensino de Química, além disso, desde antes da atual conjuntura do ensino brasileiro, sabe-se que os professores possuíam grandes dificuldades de inserir métodos alternativos que utilizavam a tecnologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, em muitos casos por não terem familiaridade com essa tecnologia e por acreditarem que o dinamismo dos recursos tecnológicos são muito complexos, com isso, buscam o método de ensino tradicional como uma zona de conforto em um ambiente já explorado e conhecido. Nesse contexto, o surgimento de novos instrumentos de educação tornou-se imprescindível para buscar despertar o interesse dos alunos nestes tempos difíceis. Dessa forma, o presente trabalho visa, a partir de uma revisão bibliográfica, explorar algumas ferramentas que tornam o ensino de Química mais interessante e viável para os estudantes, mesmo que seja longe da sala de aula, além de demonstrar atividades onde tais ferramentas possam ser utilizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245 10.34117/bjdv7n9-339 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36245/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91327-91338 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91327-91338 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91327-91338 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183790201536512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-339 |