Constituição histórica, direito à educação e políticas educacionais no Recôncavo da Bahia / Historical Constitution, right to education and educational policies in the Recôncavo region of Bahia State

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elizabete Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-266
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13054
Resumo: Para pensar sobre a História da Educação da Infância e situá-la no Recôncavo da Bahia é necessário considerar sua constituição,  situá-la no seu tempo, na sociedade em que ocorre e nas instituições que as abriga, descortinando os sujeitos coletivos da história.  A História da Educação no Recôncavo da Bahia ainda é pouco investigada, sendo uma área lacunar no campo de produção. Esta constatação coaduna com a ausência de investigações sobre a constituição das políticas voltadas para educação da infância neste lugar. O presente texto tem como objetivo analisar a educação para a infância no Recôncavo da Bahia no período de 1925 a 1946, estudando sua constituição histórica e a implementação de políticas educacionais imbricadas nesses processos. A perspectiva metodológica é de natureza qualitativa que, conforme Triviños (1992) é o tipo de estudo que possibilita a apreensão das múltiplas dimensões do fenômeno. Ao considerar essa abordagem e usando como principal fonte o jornal “Correio de São Félix” acredita-se na possibilidade de descrever a complexidade de determinado problema, analisando a interação de certas variáveis, compreendendo e classificando processos dinâmicos vividos por grupos sociais. A concepção do conceito de infância, considerada nesse texto é enquanto categoria social. O texto exibe uma breve apresentação da constituição histórica do atendimento á infância no Brasil, e uma discussão da infância no contexto do Recôncavo baiano, ratificando que no estado da Bahia como um todo, é fato a relação existente entre  processo de escolarização e a assistência à infância em instituições de atendimento: como asilos, abrigos, educandários e escola maternal. O texto ressalta, porém, a multiplicidade de infâncias vivenciadas em locais de educação diferenciadas segundo as condições econômicas e sócio–culturais tanto das crianças quanto da família, principalmente tomando como base o contexto histórico. Os resultados evidenciam o Recôncavo da Bahia além de ter vivenciado um processo de escolarização tardio, as primeiras experiências educacionais estiveram relacionados ao sindicato dos trabalhadores do fumo, ou seja, tem sua origem ligada a iniciativas isoladas deixando de fora a grande maioria, portanto a execução das políticas de educação para a infância não parou de se afastar dos cidadãos.
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