Constituição histórica, direito à educação e políticas educacionais no Recôncavo da Bahia / Historical Constitution, right to education and educational policies in the Recôncavo region of Bahia State
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-266 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13054 |
Resumo: | Para pensar sobre a História da Educação da Infância e situá-la no Recôncavo da Bahia é necessário considerar sua constituição, situá-la no seu tempo, na sociedade em que ocorre e nas instituições que as abriga, descortinando os sujeitos coletivos da história. A História da Educação no Recôncavo da Bahia ainda é pouco investigada, sendo uma área lacunar no campo de produção. Esta constatação coaduna com a ausência de investigações sobre a constituição das políticas voltadas para educação da infância neste lugar. O presente texto tem como objetivo analisar a educação para a infância no Recôncavo da Bahia no período de 1925 a 1946, estudando sua constituição histórica e a implementação de políticas educacionais imbricadas nesses processos. A perspectiva metodológica é de natureza qualitativa que, conforme Triviños (1992) é o tipo de estudo que possibilita a apreensão das múltiplas dimensões do fenômeno. Ao considerar essa abordagem e usando como principal fonte o jornal “Correio de São Félix” acredita-se na possibilidade de descrever a complexidade de determinado problema, analisando a interação de certas variáveis, compreendendo e classificando processos dinâmicos vividos por grupos sociais. A concepção do conceito de infância, considerada nesse texto é enquanto categoria social. O texto exibe uma breve apresentação da constituição histórica do atendimento á infância no Brasil, e uma discussão da infância no contexto do Recôncavo baiano, ratificando que no estado da Bahia como um todo, é fato a relação existente entre processo de escolarização e a assistência à infância em instituições de atendimento: como asilos, abrigos, educandários e escola maternal. O texto ressalta, porém, a multiplicidade de infâncias vivenciadas em locais de educação diferenciadas segundo as condições econômicas e sócio–culturais tanto das crianças quanto da família, principalmente tomando como base o contexto histórico. Os resultados evidenciam o Recôncavo da Bahia além de ter vivenciado um processo de escolarização tardio, as primeiras experiências educacionais estiveram relacionados ao sindicato dos trabalhadores do fumo, ou seja, tem sua origem ligada a iniciativas isoladas deixando de fora a grande maioria, portanto a execução das políticas de educação para a infância não parou de se afastar dos cidadãos. |
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Constituição histórica, direito à educação e políticas educacionais no Recôncavo da Bahia / Historical Constitution, right to education and educational policies in the Recôncavo region of Bahia StateRecôncavoPolítica EducacionalInfância.Para pensar sobre a História da Educação da Infância e situá-la no Recôncavo da Bahia é necessário considerar sua constituição, situá-la no seu tempo, na sociedade em que ocorre e nas instituições que as abriga, descortinando os sujeitos coletivos da história. A História da Educação no Recôncavo da Bahia ainda é pouco investigada, sendo uma área lacunar no campo de produção. Esta constatação coaduna com a ausência de investigações sobre a constituição das políticas voltadas para educação da infância neste lugar. O presente texto tem como objetivo analisar a educação para a infância no Recôncavo da Bahia no período de 1925 a 1946, estudando sua constituição histórica e a implementação de políticas educacionais imbricadas nesses processos. A perspectiva metodológica é de natureza qualitativa que, conforme Triviños (1992) é o tipo de estudo que possibilita a apreensão das múltiplas dimensões do fenômeno. Ao considerar essa abordagem e usando como principal fonte o jornal “Correio de São Félix” acredita-se na possibilidade de descrever a complexidade de determinado problema, analisando a interação de certas variáveis, compreendendo e classificando processos dinâmicos vividos por grupos sociais. A concepção do conceito de infância, considerada nesse texto é enquanto categoria social. O texto exibe uma breve apresentação da constituição histórica do atendimento á infância no Brasil, e uma discussão da infância no contexto do Recôncavo baiano, ratificando que no estado da Bahia como um todo, é fato a relação existente entre processo de escolarização e a assistência à infância em instituições de atendimento: como asilos, abrigos, educandários e escola maternal. O texto ressalta, porém, a multiplicidade de infâncias vivenciadas em locais de educação diferenciadas segundo as condições econômicas e sócio–culturais tanto das crianças quanto da família, principalmente tomando como base o contexto histórico. Os resultados evidenciam o Recôncavo da Bahia além de ter vivenciado um processo de escolarização tardio, as primeiras experiências educacionais estiveram relacionados ao sindicato dos trabalhadores do fumo, ou seja, tem sua origem ligada a iniciativas isoladas deixando de fora a grande maioria, portanto a execução das políticas de educação para a infância não parou de se afastar dos cidadãos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1305410.34117/bjdv6n7-266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45727-45741Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45727-45741Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45727-457412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13054/10964Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Elizabete Pereira2020-08-11T15:17:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13054Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:55.774787Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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