Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jabur, Simone Sartori
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Leociléa Aparecida, França, Denise Maria Vaz Romano, Farias, Elizabeth Regina Streisky de, Claro, Genoveva Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033
Resumo: Ao longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual.
id VERACRUZ-0_46fd4d5d262c69681138ca4234c76bdc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15033
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexityEducaçãoCiência e SociedadeComplexidade humanaAo longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1503310.34117/bjdv6n8-298Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58327-58334Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58327-58334Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58327-583342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033/12411Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJabur, Simone SartoriVieira, Leociléa AparecidaFrança, Denise Maria Vaz RomanoFarias, Elizabeth Regina Streisky deClaro, Genoveva Ribas2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15033Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:54.378039Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
title Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
spellingShingle Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
Jabur, Simone Sartori
Educação
Ciência e Sociedade
Complexidade humana
title_short Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
title_full Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
title_fullStr Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
title_full_unstemmed Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
title_sort Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
author Jabur, Simone Sartori
author_facet Jabur, Simone Sartori
Vieira, Leociléa Aparecida
França, Denise Maria Vaz Romano
Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Claro, Genoveva Ribas
author_role author
author2 Vieira, Leociléa Aparecida
França, Denise Maria Vaz Romano
Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Claro, Genoveva Ribas
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jabur, Simone Sartori
Vieira, Leociléa Aparecida
França, Denise Maria Vaz Romano
Farias, Elizabeth Regina Streisky de
Claro, Genoveva Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciência e Sociedade
Complexidade humana
topic Educação
Ciência e Sociedade
Complexidade humana
description Ao longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033
10.34117/bjdv6n8-298
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033/12411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58327-58334
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58327-58334
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58327-58334
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645471491555328