Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033 |
Resumo: | Ao longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual. |
id |
VERACRUZ-0_46fd4d5d262c69681138ca4234c76bdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15033 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexityEducaçãoCiência e SociedadeComplexidade humanaAo longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1503310.34117/bjdv6n8-298Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58327-58334Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58327-58334Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58327-583342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033/12411Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJabur, Simone SartoriVieira, Leociléa AparecidaFrança, Denise Maria Vaz RomanoFarias, Elizabeth Regina Streisky deClaro, Genoveva Ribas2021-02-18T19:52:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15033Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:54.378039Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
title |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
spellingShingle |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity Jabur, Simone Sartori Educação Ciência e Sociedade Complexidade humana |
title_short |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
title_full |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
title_fullStr |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
title_full_unstemmed |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
title_sort |
Educação, ciência e sociedade sob o olhar da complexidade humana / Education, science and society under the view of human complexity |
author |
Jabur, Simone Sartori |
author_facet |
Jabur, Simone Sartori Vieira, Leociléa Aparecida França, Denise Maria Vaz Romano Farias, Elizabeth Regina Streisky de Claro, Genoveva Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Leociléa Aparecida França, Denise Maria Vaz Romano Farias, Elizabeth Regina Streisky de Claro, Genoveva Ribas |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jabur, Simone Sartori Vieira, Leociléa Aparecida França, Denise Maria Vaz Romano Farias, Elizabeth Regina Streisky de Claro, Genoveva Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciência e Sociedade Complexidade humana |
topic |
Educação Ciência e Sociedade Complexidade humana |
description |
Ao longo da história, a ciência vem sofrendo transformações e transformando o mundo a nossa volta e, em nenhum período da história ocorreram tantas modificações sob a influência da ciência e da tecnologia quanto o século passado e o começo deste século. Sendo assim, professores e alunos têm dificuldades de acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico no mundo e o impacto dessas conquistas no cotidiano de cada um. Tentar desmistificar esse processo é um enorme trabalho que o professor tem em mãos, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo refletir o papel do professor na desmitificação da ciência, como algo inatingível e como relacionar o seu conteúdo com as experiências de vida dos seus alunos. O ideal da educação em ciência seria observar os comportamentos e quais práticas devem ser formadas. Esses ideais produzem propostas que articulam numa temática ampla, envolvendo os dilemas naturais, sociais e culturais, tanto do sujeito como no coletivo e individual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033 10.34117/bjdv6n8-298 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15033/12411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 58327-58334 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 58327-58334 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 58327-58334 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645471491555328 |