Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral. |
id |
VERACRUZ-0_4706ed6e8957a3b77d44229713c75ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14749 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus BragançaEducaçãoAcessibilidadeInclusão.O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1474910.34117/bjdv6n8-170Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56535-56543Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56535-56543Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56535-565432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749/12207Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Ruthe da SilvaSilva, Raiane Ribeiro dos SantosRosário, Marceli Silva Ribeiro doOliveira, Kátia Regina Morais deSilva, Joelma Santos daOliveira, Ronaldo do Nascimento2021-02-18T19:52:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14749Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:46.038281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
title |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
spellingShingle |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança Cardoso, Ruthe da Silva Educação Acessibilidade Inclusão. |
title_short |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
title_full |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
title_fullStr |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
title_full_unstemmed |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
title_sort |
Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança |
author |
Cardoso, Ruthe da Silva |
author_facet |
Cardoso, Ruthe da Silva Silva, Raiane Ribeiro dos Santos Rosário, Marceli Silva Ribeiro do Oliveira, Kátia Regina Morais de Silva, Joelma Santos da Oliveira, Ronaldo do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Raiane Ribeiro dos Santos Rosário, Marceli Silva Ribeiro do Oliveira, Kátia Regina Morais de Silva, Joelma Santos da Oliveira, Ronaldo do Nascimento |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ruthe da Silva Silva, Raiane Ribeiro dos Santos Rosário, Marceli Silva Ribeiro do Oliveira, Kátia Regina Morais de Silva, Joelma Santos da Oliveira, Ronaldo do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Acessibilidade Inclusão. |
topic |
Educação Acessibilidade Inclusão. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749 10.34117/bjdv6n8-170 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749/12207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56535-56543 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56535-56543 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56535-56543 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645470462902272 |