Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ruthe da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Raiane Ribeiro dos Santos, Rosário, Marceli Silva Ribeiro do, Oliveira, Kátia Regina Morais de, Silva, Joelma Santos da, Oliveira, Ronaldo do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.  
id VERACRUZ-0_4706ed6e8957a3b77d44229713c75ba5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14749
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus BragançaEducaçãoAcessibilidadeInclusão.O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1474910.34117/bjdv6n8-170Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56535-56543Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56535-56543Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56535-565432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749/12207Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Ruthe da SilvaSilva, Raiane Ribeiro dos SantosRosário, Marceli Silva Ribeiro doOliveira, Kátia Regina Morais deSilva, Joelma Santos daOliveira, Ronaldo do Nascimento2021-02-18T19:52:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14749Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:46.038281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
title Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
spellingShingle Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
Cardoso, Ruthe da Silva
Educação
Acessibilidade
Inclusão.
title_short Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
title_full Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
title_fullStr Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
title_full_unstemmed Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
title_sort Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança / Perceptions about accessibility and inclusion by discents from the Federal university of Pará, Campus Bragança
author Cardoso, Ruthe da Silva
author_facet Cardoso, Ruthe da Silva
Silva, Raiane Ribeiro dos Santos
Rosário, Marceli Silva Ribeiro do
Oliveira, Kátia Regina Morais de
Silva, Joelma Santos da
Oliveira, Ronaldo do Nascimento
author_role author
author2 Silva, Raiane Ribeiro dos Santos
Rosário, Marceli Silva Ribeiro do
Oliveira, Kátia Regina Morais de
Silva, Joelma Santos da
Oliveira, Ronaldo do Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ruthe da Silva
Silva, Raiane Ribeiro dos Santos
Rosário, Marceli Silva Ribeiro do
Oliveira, Kátia Regina Morais de
Silva, Joelma Santos da
Oliveira, Ronaldo do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Acessibilidade
Inclusão.
topic Educação
Acessibilidade
Inclusão.
description O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749
10.34117/bjdv6n8-170
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14749/12207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 56535-56543
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 56535-56543
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 56535-56543
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645470462902272