Mapas conceituais como estratégia potencialmente significativa em uma monitoria de física no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarôuco, Milla Cuervo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Eduardo Rogério, Amorim, Ivair Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28623
Resumo: O projeto dedicou-se a investigar os mapas conceituais, que foram realizados em monitorias no Ensino Fundamental II, como estratégias facilitadoras da aprendizagem significativa de David Ausubel. Mapas conceituais, segundo Moreira, são representados por ideias ou conceitos circunscritos por figuras geométricas e que são ligados por linhas que também contém palavras que criam uma relação entre uma ideia e outra. Para que ocorra uma aprendizagem significativa de Ausubel, é necessário que tenha uma interação na estrutura cognitiva do aluno com os conhecimentos prévios relevantes de um determinado assunto com as novas informações adquiridas. Para tanto, foi realizada uma análise dos conceitos prévios do aluno e monitorias para ampliar a rede de conceitos da disciplina de física no conteúdo de óptica. Por fim, efetuou-se a construção de outro mapa conceitual para verificar a ocorrência da aprendizagem significativa.
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