Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816 |
Resumo: | O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_48d47cbcd549e929ec091041775b44a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11816 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic timesSala de Aula InvertidaAprendizagemEnsino de Química.O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1181610.34117/bjdv6n6-409Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38513-38525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38513-38525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38513-385252525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816/9880Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francisca Georgiana M. doRosa, José Victor Acioli da2020-07-21T19:01:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:22.091124Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
title |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
spellingShingle |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times Nascimento, Francisca Georgiana M. do Sala de Aula Invertida Aprendizagem Ensino de Química. |
title_short |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
title_full |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
title_fullStr |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
title_full_unstemmed |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
title_sort |
Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times |
author |
Nascimento, Francisca Georgiana M. do |
author_facet |
Nascimento, Francisca Georgiana M. do Rosa, José Victor Acioli da |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, José Victor Acioli da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Francisca Georgiana M. do Rosa, José Victor Acioli da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de Aula Invertida Aprendizagem Ensino de Química. |
topic |
Sala de Aula Invertida Aprendizagem Ensino de Química. |
description |
O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816 10.34117/bjdv6n6-409 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816/9880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38513-38525 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38513-38525 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38513-38525 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645458957926400 |