Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisca Georgiana M. do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, José Victor Acioli da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816
Resumo: O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem.  
id VERACRUZ-0_48d47cbcd549e929ec091041775b44a9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11816
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic timesSala de Aula InvertidaAprendizagemEnsino de Química.O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1181610.34117/bjdv6n6-409Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38513-38525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38513-38525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38513-385252525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816/9880Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Francisca Georgiana M. doRosa, José Victor Acioli da2020-07-21T19:01:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:22.091124Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
title Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
spellingShingle Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
Nascimento, Francisca Georgiana M. do
Sala de Aula Invertida
Aprendizagem
Ensino de Química.
title_short Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
title_full Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
title_fullStr Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
title_full_unstemmed Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
title_sort Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia / Principle of inverted classroom: a tool for teaching chemistry in pandemic times
author Nascimento, Francisca Georgiana M. do
author_facet Nascimento, Francisca Georgiana M. do
Rosa, José Victor Acioli da
author_role author
author2 Rosa, José Victor Acioli da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Francisca Georgiana M. do
Rosa, José Victor Acioli da
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Aula Invertida
Aprendizagem
Ensino de Química.
topic Sala de Aula Invertida
Aprendizagem
Ensino de Química.
description O artigo descreve um relato de experiência relacionado à implantação do método sala de aula invertida na disciplina de Química II, no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. O conteúdo explorado foi Unidades de Concentração/Concentração Comum, tendo como ferramenta de pesquisa um rótulo de embalagens alimentícias. A atividade foi iniciada a partir da disponibilização de um roteiro de estudos/sequências de ações de aprendizagem nos grupos de Whatsapp, e-mails, sendo o Classrrom o ambiente virtual como sala de aula e receptor dos materiais de apoio aos estudos. A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas, a Sala de Aula Invertida, baseia-se no contexto atual, ou seja, o isolamento em tempos de pandemia e a diminuição ou paralisação da rotina de aprendizagem. A metodologia utilizada, configurou-se em uma ferramenta viável para potencializar e dar continuidade na rotina de estudos de maneira que ficou evidenciado a participação dos estudantes em todas as ações propostas. A aprendizagem no conteúdo proposto, ficou notório com a conclusão do estudo dirigido acerca da importância do rótulo no cotidiano do aluno e nos cálculos desenvolvidos, a partir dos dados retirados na embalagem escolhida pelo estudante. Fica evidenciado, portanto, que a metodologia aplicada, proporcionou ao estudante a possibilidade de ser o centro na construção do conhecimento e ao professor de contribuir através do papel de mediador e orientador da aprendizagem.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816
10.34117/bjdv6n6-409
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11816/9880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 38513-38525
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 38513-38525
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 38513-38525
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645458957926400