Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977 |
Resumo: | O estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida. |
id |
VERACRUZ-0_4adb1dff68002587410852dedd723a52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53977 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professionaldocentesesgotamento profissionalestudantesestresse ocupacionalO estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5397710.34117/bjdv8n11-085Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 72028-72044Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 72028-72044Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 72028-720442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977/40026Copyright (c) 2022 Lauriane Alle Buytendorp, Camila Viviane Lui de Sousa, Eliane Pinto de Góes, Deise de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuytendorp, Lauriane AlleSousa, Camila Viviane Lui deGóes, Eliane Pinto deMello, Deise de2022-11-30T19:25:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53977Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:15.646427Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
title |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
spellingShingle |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional Buytendorp, Lauriane Alle docentes esgotamento profissional estudantes estresse ocupacional |
title_short |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
title_full |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
title_fullStr |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
title_full_unstemmed |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
title_sort |
Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional |
author |
Buytendorp, Lauriane Alle |
author_facet |
Buytendorp, Lauriane Alle Sousa, Camila Viviane Lui de Góes, Eliane Pinto de Mello, Deise de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Camila Viviane Lui de Góes, Eliane Pinto de Mello, Deise de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buytendorp, Lauriane Alle Sousa, Camila Viviane Lui de Góes, Eliane Pinto de Mello, Deise de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
docentes esgotamento profissional estudantes estresse ocupacional |
topic |
docentes esgotamento profissional estudantes estresse ocupacional |
description |
O estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977 10.34117/bjdv8n11-085 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977/40026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 72028-72044 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 72028-72044 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 72028-72044 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645617391468544 |