Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buytendorp, Lauriane Alle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Camila Viviane Lui de, Góes, Eliane Pinto de, Mello, Deise de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977
Resumo: O estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida.
id VERACRUZ-0_4adb1dff68002587410852dedd723a52
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53977
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professionaldocentesesgotamento profissionalestudantesestresse ocupacionalO estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5397710.34117/bjdv8n11-085Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 72028-72044Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 72028-72044Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 72028-720442525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977/40026Copyright (c) 2022 Lauriane Alle Buytendorp, Camila Viviane Lui de Sousa, Eliane Pinto de Góes, Deise de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessBuytendorp, Lauriane AlleSousa, Camila Viviane Lui deGóes, Eliane Pinto deMello, Deise de2022-11-30T19:25:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53977Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:15.646427Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
title Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
spellingShingle Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
Buytendorp, Lauriane Alle
docentes
esgotamento profissional
estudantes
estresse ocupacional
title_short Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
title_full Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
title_fullStr Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
title_full_unstemmed Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
title_sort Fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do profissional docente: Stressful factors that interfere in the occupational performance of the teaching professional
author Buytendorp, Lauriane Alle
author_facet Buytendorp, Lauriane Alle
Sousa, Camila Viviane Lui de
Góes, Eliane Pinto de
Mello, Deise de
author_role author
author2 Sousa, Camila Viviane Lui de
Góes, Eliane Pinto de
Mello, Deise de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buytendorp, Lauriane Alle
Sousa, Camila Viviane Lui de
Góes, Eliane Pinto de
Mello, Deise de
dc.subject.por.fl_str_mv docentes
esgotamento profissional
estudantes
estresse ocupacional
topic docentes
esgotamento profissional
estudantes
estresse ocupacional
description O estresse é caracterizado como uma condição de reação do organismo em tentativas de se adaptar a situações desgastantes, desencadeando uma série de condição física e emocional. O estudo teve como objetivo identificar os fatores estressantes que interferem no desempenho ocupacional do docente através de uma pesquisa quantitativa com professores das escolas municipais da área central do município de São Miguel do Iguaçu-PR. Os resultados revelaram que os fatores de estresse que interferem no rendimento do docente são a dupla jornada de trabalho, multiplicidade de tarefas, falta de valorização pessoal, falta de condições, sala superlotada, falta de contato com os familiares, burocratização, remuneração insatisfatória, exigências curriculares e metas incompatíveis com a realidade. Conclui-se que os fatores estressantes afetam significativamente a atividade laboral do docente e medidas e estratégias devem ser pensadas a fim de minimizar danos e promover melhor qualidade de vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977
10.34117/bjdv8n11-085
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53977/40026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 72028-72044
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 72028-72044
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 72028-72044
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645617391468544