Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442 |
Resumo: | Muitos fatores podem ser associados às causas da evasão nos cursos superiores, principalmente nas Licenciaturas, o que pode incluir questões regionais e locais. Neste trabalho, a evasão na Licenciatura em Matemática do Campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA é investigada. Neste intuito, foram realizadas entrevistas estruturadas e questionários envolvendo os alunos evadidos, os estudantes matriculados no curso no primeiro semestre de 2016 e monitores de disciplinas obrigatórias. A partir dos dados coletados, possíveis causas para a evasão são apontadas e as ações que podem ser realizadas a curto e médio prazo para tentar aumentar a permanência dos estudantes no curso. Uma das causas para a evasão mais apontadas, na pesquisa, são questões relacionadas ao trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_4b17d4687934dec63a709a0018eb46ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5442 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actionsEvasãoLicenciaturaEstratégias.Muitos fatores podem ser associados às causas da evasão nos cursos superiores, principalmente nas Licenciaturas, o que pode incluir questões regionais e locais. Neste trabalho, a evasão na Licenciatura em Matemática do Campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA é investigada. Neste intuito, foram realizadas entrevistas estruturadas e questionários envolvendo os alunos evadidos, os estudantes matriculados no curso no primeiro semestre de 2016 e monitores de disciplinas obrigatórias. A partir dos dados coletados, possíveis causas para a evasão são apontadas e as ações que podem ser realizadas a curto e médio prazo para tentar aumentar a permanência dos estudantes no curso. Uma das causas para a evasão mais apontadas, na pesquisa, são questões relacionadas ao trabalho. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/544210.34117/bjdv5n12-212Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31096-31106Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31096-31106Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31096-311062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442/4964Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Jarbas CordeiroSilva, Karine Socorro Pugas da2021-07-15T20:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5442Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:20.603678Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
title |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
spellingShingle |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions Sampaio, Jarbas Cordeiro Evasão Licenciatura Estratégias. |
title_short |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
title_full |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
title_fullStr |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
title_full_unstemmed |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
title_sort |
Evasão na licenciatura em matemática: desafios e ações / Evasion in math licensing: challenges and actions |
author |
Sampaio, Jarbas Cordeiro |
author_facet |
Sampaio, Jarbas Cordeiro Silva, Karine Socorro Pugas da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Karine Socorro Pugas da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Jarbas Cordeiro Silva, Karine Socorro Pugas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Licenciatura Estratégias. |
topic |
Evasão Licenciatura Estratégias. |
description |
Muitos fatores podem ser associados às causas da evasão nos cursos superiores, principalmente nas Licenciaturas, o que pode incluir questões regionais e locais. Neste trabalho, a evasão na Licenciatura em Matemática do Campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA é investigada. Neste intuito, foram realizadas entrevistas estruturadas e questionários envolvendo os alunos evadidos, os estudantes matriculados no curso no primeiro semestre de 2016 e monitores de disciplinas obrigatórias. A partir dos dados coletados, possíveis causas para a evasão são apontadas e as ações que podem ser realizadas a curto e médio prazo para tentar aumentar a permanência dos estudantes no curso. Uma das causas para a evasão mais apontadas, na pesquisa, são questões relacionadas ao trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442 10.34117/bjdv5n12-212 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5442/4964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 31096-31106 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 31096-31106 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 31096-31106 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645433432440832 |