Pós – modernidade e alienação no trabalho docente / Post - modernity and alienation in teaching work
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15452 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o fenômeno da alienação no trabalho docente, considerando o cenário da pós-modernidade. Desse modo, faz-se uma breve reflexão sobre o que é o trabalho e sua importância como elemento criador da vida social, gerando o que se conhece como funções sociais tais como a linguagem e pensamento, caracterizando a ideologia como todo um conjunto de ideias disseminadas que geram valores que regulam condutas e crenças e que fazem parte da vida social dos grupos humanos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo em Marx (2011), Costa (2009), Bauman (2001) e Frigotto (2001) o aporte teórico para a compreensão da discussão sobre a alienação e como ela afeta o profissional docente, e para tal expõe as características do trabalho docente alienado. A alienação no trabalho docente é reforçada pela formação reducionista e fragmentada de professores. Com isso volta-se ao antigo debate da formação de professores no Brasil e a valorização enquanto profissão. A sociedade espera que a escola contemporânea faça um papel modificador da vida social, embora não haja condições de se fazer isso considerando como força motriz a precarização do professor principalmente da educação básica |
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