Afecções Osteomusculares na Docência em Dez Escolas Estaduais: Membros Superiores / Musculoskeletal Disorders in Teaching in Ten State Schools: Superior Members

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermann, Ariel Alysio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Faria, Felipe Mendes, Gontijo, Giovanna Maria, Junior, Marcio Gonçalves Linares, Rezende, Matheus Augusto Fagundes, Fleury, Rafael Barra Caiado, de Sousa, Sarah Campos, Ribeiro, Wander Júnior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35852
Resumo: Introdução: as afecções osteomusculares em membros superiores são causadas principalmente por movimentos repetitivos, com posturas errôneas no dia-a-dia, devido ao ambiente de trabalho. Dessa maneira, a frequência com que essas afecções acometem os docentes, podem gerar altos índices de absenteísmo e aposentadorias precoces. Objetivo: Correlacionar sintomatologias osteomusculares causadas por esforço repetitivo em membros superiores dos professores, e as condições ergonômicas na prática do trabalho. Materiais e Métodos: Em 2019, foram avaliados 159 professores de dez escolas estaduais de Mineiros-GO por meio de questionários: De Identificação; Nórdico de queixas musculoesqueléticas e Mapa de Desconforto Postural. As análises estatísticas foram realizadas utilizado o software GraphPad Prism versão 5.02. Resultados: 61% dos professores lecionam dois períodos; 73,6% dos docentes utilizam lousa/giz para lecionar e, destes, 43,7% relataram sentir indisposição ao apagar a lousa. 18% dos professores relataram afastamento das atividades docentes devido a dor e 65% afirmaram usar medicação para dor. Em relação a dor ou incômodo durante o trabalho, 86% sentem dor no ombro. Conclusão: Os professores apresentaram elevada prevalência de sintomas osteomusculares, especialmente nos ombros, o que, por sua vez, pode ocasionar um empecilho no desempenho da atividade profissional.
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