O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Leandro Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Oliveira, Italu Bruno Colares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291
Resumo: Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade.
id VERACRUZ-0_4c33fb27959d46a38daee61cd497edc0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30291
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling coursesEnsino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD).Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3029110.34117/bjdv.v7i5.30291Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51825-51836Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51825-51836Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51825-518362525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291/23826Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Leandro Moreirade Oliveira, Italu Bruno Colares2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30291Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:05.458121Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
title O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
spellingShingle O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
Maciel, Leandro Moreira
Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD).
title_short O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
title_full O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
title_fullStr O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
title_full_unstemmed O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
title_sort O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
author Maciel, Leandro Moreira
author_facet Maciel, Leandro Moreira
de Oliveira, Italu Bruno Colares
author_role author
author2 de Oliveira, Italu Bruno Colares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Leandro Moreira
de Oliveira, Italu Bruno Colares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD).
topic Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD).
description Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291
10.34117/bjdv.v7i5.30291
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291/23826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51825-51836
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51825-51836
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51825-51836
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534142922752