O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291 |
Resumo: | Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade. |
id |
VERACRUZ-0_4c33fb27959d46a38daee61cd497edc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30291 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling coursesEnsino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD).Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3029110.34117/bjdv.v7i5.30291Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51825-51836Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51825-51836Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51825-518362525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291/23826Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Leandro Moreirade Oliveira, Italu Bruno Colares2022-02-25T21:45:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30291Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:05.458121Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
title |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
spellingShingle |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses Maciel, Leandro Moreira Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD). |
title_short |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
title_full |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
title_fullStr |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
title_sort |
O ensino de ciências da natureza e formação de professores em cursos de pedagogia na modalidade a distância / Teaching nature sciences and teacher training in distance modeling courses |
author |
Maciel, Leandro Moreira |
author_facet |
Maciel, Leandro Moreira de Oliveira, Italu Bruno Colares |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Italu Bruno Colares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Leandro Moreira de Oliveira, Italu Bruno Colares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD). |
topic |
Ensino de Ciências. Formação de Professores. Ensino a distância (EAD). |
description |
Este projeto pretende analisar a formação de professores nos cursos de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância quanto a abordagem de temas vinculados ao ensino das ciências da natureza. O ensino nas ciências da natureza não tem se demonstrado efetivo nas séries iniciais do ensino fundamental, o que nos fez refletir e aturar no sentido de propor algum processo de superação deste problema. A pesquisa pretende ser realizadas com professores formados nos cursos de pedagogia na Unidade Alvorada da Faculdade Anhanguera; e na Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa qualifica-se como uma metodologia qualitativa e, a partir das análises iniciais, pretende-se desenvolver um curso de formação continuada, na modalidade a distância, para que temas voltados ao ensino de ciências da natureza, possam ser abordados com os estudantes em formação. Como desdobramento deste trabalho, pretendemos ofertar este curso para professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva de possibilitar momentos de debate sobre o ensino de ciências da natureza aos docentes em atividade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291 10.34117/bjdv.v7i5.30291 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30291/23826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51825-51836 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51825-51836 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51825-51836 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534142922752 |