Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Giovani Gabriel Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Samuel Lukas D., de Souza, Jéssica Silva, Gomes, Juan Fellipe, da Cunha, Matheus Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36304
Resumo: O trabalho é um relato de experiências presenciadas durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que busca a integração da teoria acadêmica com a prática vivenciada em uma escola da rede pública. A abordagem tem como objetivo principal utilizar um pluviômetro como uma ferramenta de ensino, tendo em vista, a dificuldade em expor novas estratégias para lecionar os temas climáticos, buscando um aprendizado mais significativo para os estudantes. A atividade ocorreu na Escola Estadual Vicente Telles de Souza, localizada na cidade de Manaus-AM. Para a realização deste projeto foram feitas reuniões com pais e professores que estivessem dispostos na realização do trabalho, em seguida uma aula teórica para nivelar os alunos voluntários, seguido da confecção dos pluviômetros artesanais, coletas de dados e apresentação de resultados. Diante disso, a utilização de pluviômetros artesanais como uma ferramenta de ensino de temas climáticos, se mostrou acessível e estimulou os alunos a buscarem entender mais a temática.
id VERACRUZ-0_4d34db1576eba41dcf894a2bf22aa262
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36304
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching methodPIBIDPluviômetroEnsino.O trabalho é um relato de experiências presenciadas durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que busca a integração da teoria acadêmica com a prática vivenciada em uma escola da rede pública. A abordagem tem como objetivo principal utilizar um pluviômetro como uma ferramenta de ensino, tendo em vista, a dificuldade em expor novas estratégias para lecionar os temas climáticos, buscando um aprendizado mais significativo para os estudantes. A atividade ocorreu na Escola Estadual Vicente Telles de Souza, localizada na cidade de Manaus-AM. Para a realização deste projeto foram feitas reuniões com pais e professores que estivessem dispostos na realização do trabalho, em seguida uma aula teórica para nivelar os alunos voluntários, seguido da confecção dos pluviômetros artesanais, coletas de dados e apresentação de resultados. Diante disso, a utilização de pluviômetros artesanais como uma ferramenta de ensino de temas climáticos, se mostrou acessível e estimulou os alunos a buscarem entender mais a temática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3630410.34117/bjdv7n9-366Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91707-91720Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91707-91720Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91707-917202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36304/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Giovani Gabriel SantosRodrigues, Samuel Lukas D.de Souza, Jéssica SilvaGomes, Juan Fellipeda Cunha, Matheus Ferreira2022-06-02T12:31:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36304Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:48.646166Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
title Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
spellingShingle Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
de Oliveira, Giovani Gabriel Santos
PIBID
Pluviômetro
Ensino.
title_short Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
title_full Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
title_fullStr Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
title_full_unstemmed Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
title_sort Uso do pluviômetro como método de ensino / Use of the rain gauge as a teaching method
author de Oliveira, Giovani Gabriel Santos
author_facet de Oliveira, Giovani Gabriel Santos
Rodrigues, Samuel Lukas D.
de Souza, Jéssica Silva
Gomes, Juan Fellipe
da Cunha, Matheus Ferreira
author_role author
author2 Rodrigues, Samuel Lukas D.
de Souza, Jéssica Silva
Gomes, Juan Fellipe
da Cunha, Matheus Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Giovani Gabriel Santos
Rodrigues, Samuel Lukas D.
de Souza, Jéssica Silva
Gomes, Juan Fellipe
da Cunha, Matheus Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Pluviômetro
Ensino.
topic PIBID
Pluviômetro
Ensino.
description O trabalho é um relato de experiências presenciadas durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que busca a integração da teoria acadêmica com a prática vivenciada em uma escola da rede pública. A abordagem tem como objetivo principal utilizar um pluviômetro como uma ferramenta de ensino, tendo em vista, a dificuldade em expor novas estratégias para lecionar os temas climáticos, buscando um aprendizado mais significativo para os estudantes. A atividade ocorreu na Escola Estadual Vicente Telles de Souza, localizada na cidade de Manaus-AM. Para a realização deste projeto foram feitas reuniões com pais e professores que estivessem dispostos na realização do trabalho, em seguida uma aula teórica para nivelar os alunos voluntários, seguido da confecção dos pluviômetros artesanais, coletas de dados e apresentação de resultados. Diante disso, a utilização de pluviômetros artesanais como uma ferramenta de ensino de temas climáticos, se mostrou acessível e estimulou os alunos a buscarem entender mais a temática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36304
10.34117/bjdv7n9-366
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36304
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36304/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 91707-91720
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 91707-91720
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 91707-91720
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645558461497344