Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, David Mangabeira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Ana Caroline Freitas da, Costa, Gabriela Progênio da, Oliveira, Jeanne Lima, Pereira, Lucas Augusto Pamplona, Soares, Marta Genú, Santos, Thiago da Silva, Sousa, Vera Solange Pires Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516
Resumo: Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família.
id VERACRUZ-0_4ee1ea70e658bcc62b16409ea3c605b9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16516
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism SpectrumKaratêSíndrome de DownAutismoInclusão.Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1651610.34117/bjdv6n9-272Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67724-67742Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67724-67742Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67724-677422525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516/13494Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, David MangabeiraCosta, Ana Caroline Freitas daCosta, Gabriela Progênio daOliveira, Jeanne LimaPereira, Lucas Augusto PamplonaSoares, Marta GenúSantos, Thiago da SilvaSousa, Vera Solange Pires Gomes de2020-10-14T16:32:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16516Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:38.349187Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
title Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
spellingShingle Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
Gomes, David Mangabeira
Karatê
Síndrome de Down
Autismo
Inclusão.
title_short Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
title_full Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
title_fullStr Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
title_full_unstemmed Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
title_sort Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
author Gomes, David Mangabeira
author_facet Gomes, David Mangabeira
Costa, Ana Caroline Freitas da
Costa, Gabriela Progênio da
Oliveira, Jeanne Lima
Pereira, Lucas Augusto Pamplona
Soares, Marta Genú
Santos, Thiago da Silva
Sousa, Vera Solange Pires Gomes de
author_role author
author2 Costa, Ana Caroline Freitas da
Costa, Gabriela Progênio da
Oliveira, Jeanne Lima
Pereira, Lucas Augusto Pamplona
Soares, Marta Genú
Santos, Thiago da Silva
Sousa, Vera Solange Pires Gomes de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, David Mangabeira
Costa, Ana Caroline Freitas da
Costa, Gabriela Progênio da
Oliveira, Jeanne Lima
Pereira, Lucas Augusto Pamplona
Soares, Marta Genú
Santos, Thiago da Silva
Sousa, Vera Solange Pires Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Karatê
Síndrome de Down
Autismo
Inclusão.
topic Karatê
Síndrome de Down
Autismo
Inclusão.
description Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516
10.34117/bjdv6n9-272
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516/13494
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67724-67742
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67724-67742
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67724-67742
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645477988532224