Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516 |
Resumo: | Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família. |
id |
VERACRUZ-0_4ee1ea70e658bcc62b16409ea3c605b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16516 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism SpectrumKaratêSíndrome de DownAutismoInclusão.Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1651610.34117/bjdv6n9-272Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67724-67742Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67724-67742Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67724-677422525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516/13494Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, David MangabeiraCosta, Ana Caroline Freitas daCosta, Gabriela Progênio daOliveira, Jeanne LimaPereira, Lucas Augusto PamplonaSoares, Marta GenúSantos, Thiago da SilvaSousa, Vera Solange Pires Gomes de2020-10-14T16:32:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16516Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:38.349187Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
title |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
spellingShingle |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum Gomes, David Mangabeira Karatê Síndrome de Down Autismo Inclusão. |
title_short |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
title_full |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
title_fullStr |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
title_full_unstemmed |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
title_sort |
Karatê e Inclusão: um estudo de caso sobre uma criança Down dentro do espectro autista / Karath and Inclusion: a Case Study of a Child Down Within the Autism Spectrum |
author |
Gomes, David Mangabeira |
author_facet |
Gomes, David Mangabeira Costa, Ana Caroline Freitas da Costa, Gabriela Progênio da Oliveira, Jeanne Lima Pereira, Lucas Augusto Pamplona Soares, Marta Genú Santos, Thiago da Silva Sousa, Vera Solange Pires Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ana Caroline Freitas da Costa, Gabriela Progênio da Oliveira, Jeanne Lima Pereira, Lucas Augusto Pamplona Soares, Marta Genú Santos, Thiago da Silva Sousa, Vera Solange Pires Gomes de |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, David Mangabeira Costa, Ana Caroline Freitas da Costa, Gabriela Progênio da Oliveira, Jeanne Lima Pereira, Lucas Augusto Pamplona Soares, Marta Genú Santos, Thiago da Silva Sousa, Vera Solange Pires Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Karatê Síndrome de Down Autismo Inclusão. |
topic |
Karatê Síndrome de Down Autismo Inclusão. |
description |
Nos últimos anos ocorreu o aumento no número de crianças diagnosticadas com Síndrome de Down (SD) portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico não é simples, em virtude dessas crianças já possuírem uma dificuldade de aprendizagem, muitas vezes ele é esquecido de ser realizado. Por famílias pensarem que as crianças devem ser sociáveis, ignorando o TEA, pode-se estar perdendo oportunidades que beneficiariam o desenvolvimento delas, como tratamentos e serviços direcionados. O estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento social de uma criança com SD-TEA, por meio do convívio com outras crianças sem deficiência, em uma turma de Karatê em Belém/PA, não ignorando a importância da formação do professor e apoio dos pais no processo de ensino- aprendizagem do aluno em questão. A pesquisa é de campo, sendo assim, um estudo de caso baseado em uma metodologia de pesquisa qualitativa, dividindo-se dois momentos: a) observação dos pesquisadores às aulas de Karatê de uma turma de alunos com e sem deficiência, na qual o aluno SD-TEA faz parte, ao longo de cinco meses. b) aplicação de entrevista narrativa com a mãe e com o professor do aluno. Foram assinados pelos entrevistados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para o desenvolvimento das entrevistas. No decorrer da pesquisa, podemos constatar a deficiência no processo de formação do professor e ressaltar a importância da família no processo de desenvolvimento e inclusão social. Portanto, percebe-se que não há muitos estudos no que diz respeito ao ensino de lutas para crianças com SD- TEA, destacando assim a importância deste tipo de produção, evidenciando a importância do debate sobre inclusão, tendo em vista que esse assunto ainda é muito inviabilizados devido ao preconceito existente. Na própria formação do professor de Educação Física (EF), é inegável o baixo número de disciplinas relacionadas à inclusão. Logo, faz-se necessário destacar a importância de incluir essas crianças no meio comum, pois a convivência com as demais crianças pode alavancar a socialização, a partir da promoção de aprendizagens diversificada, assim como indicar benefícios para a sua família. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516 10.34117/bjdv6n9-272 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16516/13494 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 67724-67742 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 67724-67742 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 67724-67742 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645477988532224 |