GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780 |
Resumo: | Neste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo. |
id |
VERACRUZ-0_51152e86b56e216c5aa1498e0cc8dab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30780 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative groupgrupo colaborativodiálogoleituracoletivoNeste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3078010.34117/bjdv7n6-078Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55032-55040Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55032-55040Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55032-550402525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerrano, Adriana de Cássia FacioLima, Ana Luiza TayarCampos, Cristina MariaSantos, Idelvandre Vilas Boas S.Proença, Heloísa Helena Dias MartinsMaia, Maria Cláudia Belluzzode Moraes, Maria Teresa CruzMartins, RafaelaFrauendorf, Renata Barroso de SiqueiraGaspar, Tatiane2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30780Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:19.756329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
title |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
spellingShingle |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group Serrano, Adriana de Cássia Facio grupo colaborativo diálogo leitura coletivo |
title_short |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
title_full |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
title_fullStr |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
title_full_unstemmed |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
title_sort |
GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group |
author |
Serrano, Adriana de Cássia Facio |
author_facet |
Serrano, Adriana de Cássia Facio Lima, Ana Luiza Tayar Campos, Cristina Maria Santos, Idelvandre Vilas Boas S. Proença, Heloísa Helena Dias Martins Maia, Maria Cláudia Belluzzo de Moraes, Maria Teresa Cruz Martins, Rafaela Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira Gaspar, Tatiane |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ana Luiza Tayar Campos, Cristina Maria Santos, Idelvandre Vilas Boas S. Proença, Heloísa Helena Dias Martins Maia, Maria Cláudia Belluzzo de Moraes, Maria Teresa Cruz Martins, Rafaela Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira Gaspar, Tatiane |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrano, Adriana de Cássia Facio Lima, Ana Luiza Tayar Campos, Cristina Maria Santos, Idelvandre Vilas Boas S. Proença, Heloísa Helena Dias Martins Maia, Maria Cláudia Belluzzo de Moraes, Maria Teresa Cruz Martins, Rafaela Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira Gaspar, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
grupo colaborativo diálogo leitura coletivo |
topic |
grupo colaborativo diálogo leitura coletivo |
description |
Neste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780 10.34117/bjdv7n6-078 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55032-55040 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55032-55040 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55032-55040 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645535938084864 |