GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Adriana de Cássia Facio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Ana Luiza Tayar, Campos, Cristina Maria, Santos, Idelvandre Vilas Boas S., Proença, Heloísa Helena Dias Martins, Maia, Maria Cláudia Belluzzo, de Moraes, Maria Teresa Cruz, Martins, Rafaela, Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, Gaspar, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780
Resumo: Neste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo.
id VERACRUZ-0_51152e86b56e216c5aa1498e0cc8dab0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30780
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative groupgrupo colaborativodiálogoleituracoletivoNeste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3078010.34117/bjdv7n6-078Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55032-55040Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55032-55040Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55032-550402525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSerrano, Adriana de Cássia FacioLima, Ana Luiza TayarCampos, Cristina MariaSantos, Idelvandre Vilas Boas S.Proença, Heloísa Helena Dias MartinsMaia, Maria Cláudia Belluzzode Moraes, Maria Teresa CruzMartins, RafaelaFrauendorf, Renata Barroso de SiqueiraGaspar, Tatiane2021-09-21T11:05:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30780Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:19.756329Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
title GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
spellingShingle GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
Serrano, Adriana de Cássia Facio
grupo colaborativo
diálogo
leitura
coletivo
title_short GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
title_full GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
title_fullStr GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
title_full_unstemmed GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
title_sort GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo: construindo conhecimentos sobre urna escola outra num grupo colaborativo / GRUPAD - Group for the Study of Literacy in Dialogue: building knowledge about another school in a collaborative group
author Serrano, Adriana de Cássia Facio
author_facet Serrano, Adriana de Cássia Facio
Lima, Ana Luiza Tayar
Campos, Cristina Maria
Santos, Idelvandre Vilas Boas S.
Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Maia, Maria Cláudia Belluzzo
de Moraes, Maria Teresa Cruz
Martins, Rafaela
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Gaspar, Tatiane
author_role author
author2 Lima, Ana Luiza Tayar
Campos, Cristina Maria
Santos, Idelvandre Vilas Boas S.
Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Maia, Maria Cláudia Belluzzo
de Moraes, Maria Teresa Cruz
Martins, Rafaela
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Gaspar, Tatiane
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrano, Adriana de Cássia Facio
Lima, Ana Luiza Tayar
Campos, Cristina Maria
Santos, Idelvandre Vilas Boas S.
Proença, Heloísa Helena Dias Martins
Maia, Maria Cláudia Belluzzo
de Moraes, Maria Teresa Cruz
Martins, Rafaela
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Gaspar, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv grupo colaborativo
diálogo
leitura
coletivo
topic grupo colaborativo
diálogo
leitura
coletivo
description Neste artigo procuramos narrar a experiência de participação em um grupo colaborativo de estudos e reflexões formado por profissionais da educação envolvidos com a Educação Básica, especialmente com os processos de alfabetização. Compartilhamos as experiências reflexivas fruto da partilha que acontece no GRUPAD - Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo - que está vinculado ao GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp. Ao longo deste processo, construímos narrativas que expressam as experiências individuais dos participantes do grupo, revelando muito dos diálogos ocorridos, tanto nos encontros presenciais como também por meio de interações virtuais. Dessa forma, buscamos desenvolver um processo de estudo tendo como referência autores como: Bakhtin, Lerner, Freire e Ferreiro, entre outros. Nossas produções têm sido mobilizadas pelo interesse e pela busca de alternativas que nos ajudam a lidar com os desafios cotidianos em sala de aula. na atuação docente. Temos aprendido que as experiências compartilhadas são fundamentais para o aprofundamento de nossos processos reflexivos. Assim, valorizamos a elaboração coletiva das pautas, de forma que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento e organização das atividades do grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780
10.34117/bjdv7n6-078
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30780/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 55032-55040
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 55032-55040
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 55032-55040
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645535938084864