Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n12-502 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919 |
Resumo: | Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_51e43f5ee9f7b05f4ffc0a3ca648fbbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21919 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teachingMateriais digitaisAtuação docenteEnsino.Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2191910.34117/bjdv6n12-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100300-100317Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100300-100317Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100300-1003172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919/17491Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Wellington Barbosa deSilva, Williany Miranda da2021-06-07T20:45:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21919Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:07.689774Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
title |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
spellingShingle |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching Sousa, Wellington Barbosa de Materiais digitais Atuação docente Ensino. Sousa, Wellington Barbosa de Materiais digitais Atuação docente Ensino. |
title_short |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
title_full |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
title_fullStr |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
title_full_unstemmed |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
title_sort |
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching |
author |
Sousa, Wellington Barbosa de |
author_facet |
Sousa, Wellington Barbosa de Sousa, Wellington Barbosa de Silva, Williany Miranda da Silva, Williany Miranda da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Williany Miranda da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Wellington Barbosa de Silva, Williany Miranda da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais digitais Atuação docente Ensino. |
topic |
Materiais digitais Atuação docente Ensino. |
description |
Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919 10.34117/bjdv6n12-502 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919/17491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100300-100317 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100300-100317 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100300-100317 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183770656079872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-502 |