Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Wellington Barbosa de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Williany Miranda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n12-502
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919
Resumo: Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB.  Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula.
id VERACRUZ-0_51e43f5ee9f7b05f4ffc0a3ca648fbbd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21919
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teachingMateriais digitaisAtuação docenteEnsino.Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB.  Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2191910.34117/bjdv6n12-502Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100300-100317Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100300-100317Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100300-1003172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919/17491Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Wellington Barbosa deSilva, Williany Miranda da2021-06-07T20:45:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21919Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:07.689774Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
title Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
spellingShingle Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
Sousa, Wellington Barbosa de
Materiais digitais
Atuação docente
Ensino.
Sousa, Wellington Barbosa de
Materiais digitais
Atuação docente
Ensino.
title_short Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
title_full Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
title_fullStr Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
title_full_unstemmed Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
title_sort Impactos no uso de materiais digitais na atuação docente em sala de aula/Impacts on the use of digital materials in classroom teaching
author Sousa, Wellington Barbosa de
author_facet Sousa, Wellington Barbosa de
Sousa, Wellington Barbosa de
Silva, Williany Miranda da
Silva, Williany Miranda da
author_role author
author2 Silva, Williany Miranda da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Wellington Barbosa de
Silva, Williany Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais digitais
Atuação docente
Ensino.
topic Materiais digitais
Atuação docente
Ensino.
description Segundo Xavier (2002) e Buzato (2003), o letramento digital compreende o domínio das ferramentas digitais de modo que as práticas letradas oportunizem a construção de sentido a partir da leitura e escrita nas telas. Refletir sobre o seu uso torna-se fundamental para aferir os impactos destas. Nesse sentido, este trabalho reflete sobre a mediação pedagógica exigida, a partir da cultura digital, em contraponto com as práticas tradicionais. Assim, a pergunta que nos propomos a responder é: Qual o impacto na atuação docente com práticas digitais em aulas sobre oralidade e ensino? Nossos objetivos buscam investigar a sistematização de tais práticas e relacioná-las ao paradigma de ensino subjacente para o sucesso da atuação. As contribuições teóricas estudadas se arvoram em Ribeiro (2018), Araújo e Silva (2016), Barton e Lee (2015) e Rojo (2013), no tocante aos tópicos oralidade e cultura do letramento digital, bem como em Freire e Leffa, (2013), Miller (2013) e Silva (2017), dentre outros, no tocante às noções de paradigma de ensino e formação docente. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, tomando como objeto de investigação, as atividades planejadas e realizadas em uma turma de graduandos em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, PB.  Após análise, os nossos dados revelam uma atuação que resulta em um impacto aferido em dois movimentos de atuação docente: um de essencialidade e outro de complementaridade. A análise direciona-se para uma explicação desses movimentos no tratamento e no uso da cultura digital em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919
10.34117/bjdv6n12-502
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21919/17491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 100300-100317
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 100300-100317
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 100300-100317
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183770656079872
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n12-502