A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Edilson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Ana Carolina dos Santos, Paes, Thécia Alfenas Silva Valente, das Neves, Izaclaudia Santana, Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva, dos Santos, Patrícia Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv.v7i5.30433
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433
Resumo: O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais.
id VERACRUZ-0_524e00b2d65256b3e56777ddb05bccb4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30433
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BAMeio ambienteresíduos sólidosdegradação e preservação ambiental.O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3043310.34117/bjdv.v7i5.30433Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52828-52842Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52828-52842Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52828-528422525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433/23951Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, EdilsonCunha, Ana Carolina dos SantosPaes, Thécia Alfenas Silva Valentedas Neves, Izaclaudia SantanaMatias, Maria Iraildes de Almeida Silvados Santos, Patrícia Oliveira2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:10.068361Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
title A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
spellingShingle A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
dos Santos, Edilson
Meio ambiente
resíduos sólidos
degradação e preservação ambiental.
dos Santos, Edilson
Meio ambiente
resíduos sólidos
degradação e preservação ambiental.
title_short A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
title_full A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
title_fullStr A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
title_full_unstemmed A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
title_sort A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
author dos Santos, Edilson
author_facet dos Santos, Edilson
dos Santos, Edilson
Cunha, Ana Carolina dos Santos
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
das Neves, Izaclaudia Santana
Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva
dos Santos, Patrícia Oliveira
Cunha, Ana Carolina dos Santos
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
das Neves, Izaclaudia Santana
Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva
dos Santos, Patrícia Oliveira
author_role author
author2 Cunha, Ana Carolina dos Santos
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
das Neves, Izaclaudia Santana
Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva
dos Santos, Patrícia Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Edilson
Cunha, Ana Carolina dos Santos
Paes, Thécia Alfenas Silva Valente
das Neves, Izaclaudia Santana
Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva
dos Santos, Patrícia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
resíduos sólidos
degradação e preservação ambiental.
topic Meio ambiente
resíduos sólidos
degradação e preservação ambiental.
description O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433
10.34117/bjdv.v7i5.30433
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433/23951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52828-52842
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52828-52842
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52828-52842
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183819836391424
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30433