A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv.v7i5.30433 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433 |
Resumo: | O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais. |
id |
VERACRUZ-0_524e00b2d65256b3e56777ddb05bccb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30433 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BAMeio ambienteresíduos sólidosdegradação e preservação ambiental.O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3043310.34117/bjdv.v7i5.30433Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52828-52842Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52828-52842Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52828-528422525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433/23951Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, EdilsonCunha, Ana Carolina dos SantosPaes, Thécia Alfenas Silva Valentedas Neves, Izaclaudia SantanaMatias, Maria Iraildes de Almeida Silvados Santos, Patrícia Oliveira2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:10.068361Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
title |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
spellingShingle |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA dos Santos, Edilson Meio ambiente resíduos sólidos degradação e preservação ambiental. dos Santos, Edilson Meio ambiente resíduos sólidos degradação e preservação ambiental. |
title_short |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
title_full |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
title_fullStr |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
title_full_unstemmed |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
title_sort |
A percepção de temáticas relacionadas ao meio ambiente dos estudantes do ensino fundamental em uma escola de Taperoá-BA / The perception of environmental issues by elementary school students in a school in Taperoá-BA |
author |
dos Santos, Edilson |
author_facet |
dos Santos, Edilson dos Santos, Edilson Cunha, Ana Carolina dos Santos Paes, Thécia Alfenas Silva Valente das Neves, Izaclaudia Santana Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva dos Santos, Patrícia Oliveira Cunha, Ana Carolina dos Santos Paes, Thécia Alfenas Silva Valente das Neves, Izaclaudia Santana Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva dos Santos, Patrícia Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Ana Carolina dos Santos Paes, Thécia Alfenas Silva Valente das Neves, Izaclaudia Santana Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva dos Santos, Patrícia Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Edilson Cunha, Ana Carolina dos Santos Paes, Thécia Alfenas Silva Valente das Neves, Izaclaudia Santana Matias, Maria Iraildes de Almeida Silva dos Santos, Patrícia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente resíduos sólidos degradação e preservação ambiental. |
topic |
Meio ambiente resíduos sólidos degradação e preservação ambiental. |
description |
O presente artigo traz uma abordagem a respeito das diversas concepções apresentadas por estudantes do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Taperoá-BA, no que se refere ao conceito de meio ambiente, responsabilidade pela conservação ambiental, e descarte de resíduos sólidos. Essas concepções dos estudantes foram obtidas por meio da aplicação de questionário. A análise quali-quantitativa das respostas dadas pelos alunos apontou a necessidade de se estabelecer um processo de ensino aprendizagem mais eficiente quanto às questões ligadas ao meio ambiente, as quais possibilitem uma formação mais efetiva e aplicada sobre as questões ambientais locais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433 10.34117/bjdv.v7i5.30433 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30433/23951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52828-52842 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52828-52842 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52828-52842 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183819836391424 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30433 |