O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Daniele Amaral, Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762
Resumo: As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo.  
id VERACRUZ-0_5254e9bdf9691e7d3d5e9e5cad247698
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2762
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher educationensino superiorformação de professores de matemáticarede de conversaçãotecnologias digitais.As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/276210.34117/bjdv5n8-049Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11880-11895Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11880-11895Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11880-118952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762/2744Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele AmaralLaurino, Débora Pereira2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2762Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:58.417148Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
title O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
spellingShingle O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
Silveira, Daniel da Silva
ensino superior
formação de professores de matemática
rede de conversação
tecnologias digitais.
title_short O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
title_full O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
title_fullStr O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
title_full_unstemmed O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
title_sort O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
author Silveira, Daniel da Silva
author_facet Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Fonseca, Daniele Amaral
Laurino, Débora Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Daniel da Silva
Fonseca, Daniele Amaral
Laurino, Débora Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
formação de professores de matemática
rede de conversação
tecnologias digitais.
topic ensino superior
formação de professores de matemática
rede de conversação
tecnologias digitais.
description As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762
10.34117/bjdv5n8-049
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n8-049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762/2744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11880-11895
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11880-11895
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11880-11895
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645421875036160