O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762 |
Resumo: | As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo. |
id |
VERACRUZ-0_5254e9bdf9691e7d3d5e9e5cad247698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2762 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher educationensino superiorformação de professores de matemáticarede de conversaçãotecnologias digitais.As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/276210.34117/bjdv5n8-049Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11880-11895Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11880-11895Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11880-118952525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762/2744Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Daniel da SilvaFonseca, Daniele AmaralLaurino, Débora Pereira2020-03-31T11:41:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2762Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:58.417148Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
title |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
spellingShingle |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education Silveira, Daniel da Silva ensino superior formação de professores de matemática rede de conversação tecnologias digitais. |
title_short |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
title_full |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
title_fullStr |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
title_full_unstemmed |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
title_sort |
O dar-se conta da formação de professores de matemática no operar de tecnologias digitais no ensino superior / Realizing the training of mathematics teachers in the operation of digital technologies in higher education |
author |
Silveira, Daniel da Silva |
author_facet |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Daniele Amaral Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Daniel da Silva Fonseca, Daniele Amaral Laurino, Débora Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior formação de professores de matemática rede de conversação tecnologias digitais. |
topic |
ensino superior formação de professores de matemática rede de conversação tecnologias digitais. |
description |
As tecnologias digitais no âmbito educacional provocam o repensar de conceitos e de práticas relacionadas ao ensinar e ao aprender. Este artigo tem como objetivo discutir sobre as compreensões dos professores de matemática em relação ao uso das tecnologias digitais no processo formativo na Educação Superior. O campo empírico da pesquisa é constituído por uma rede de conversação composta por integrantes de um Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias de uma Instituição de Ensino Pública Federal. A pesquisa é balizada pelo caminho explicativo da objetividade entre parênteses na perspectiva de Maturana por considerar os pesquisadores como observadores implicados e se utilizou da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo para analisar os registros produzidos nos fóruns, o que resultou em três discursos coletivos denominados: “A tecnologia digital nos processos de ensinar e de aprender”, “Compreensões sobre o uso das tecnologias digitais” e a “Formação permanente no contexto das tecnologias”. Neste artigo analisa-se o discurso “Formação permanente no contexto das tecnologias, o qual evidencia a importância da formação permanente do professor, atualizando-a no modo como se apropria das ferramentas digitais para desenvolver as atividades didático-pedagógicas no ensino de Matemática. Percebe-se que a incorporação das tecnologias digitais viabilizando a expressão, o compartilhamento e a produção de ações, emoções e experiências em um coordenar recorrente e recursivo poderá viabilizar uma proposta de formação no espaço universitário que ultrapasse a sala de aula, que potencialize o acesso e a convivência em uma cultura digital trazendo desafios à prática pedagógica em Matemática. Ademais, a recursividade da formação permanente e do conversar sobre o operar das tecnologias digitais, como ação para reconstruir e recriar as práticas docentes, são possibilidades para encontrar caminhos e maneiras para trabalhar e criar conceitos, procedimentos e atitudes em que a ação de ensinar se configure em uma ação de coensinar, uma vez que é um coletivo de professores de matemática que atua no processo formativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762 10.34117/bjdv5n8-049 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n8-049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2762/2744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 8 (2019); 11880-11895 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 8 (2019); 11880-11895 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 8 (2019); 11880-11895 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645421875036160 |