Jogos digitais como ferramenta auxiliar na qualidade do envelhecimento ativo / Digital games as an auxiliary tool in the quality of active aging
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16789 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados obtidos em uma revisão integrativa da literatura de artigos indexados nas bases Scopus, Web of Science e Scielo, no período de 2015 a 2019, sobre o impacto que os jogos digitais podem ter na qualidade de vida dos idosos. Objetivou responder a pergunta: Como os jogos digitais podem auxiliar na manutenção da qualidade de vida durante o processo de envelhecimento? Para isso, foram mapeadas três linhas de estudo: os jogos aplicados como ferramenta de inclusão digital; os jogos como meio de conexão entre os idosos, modificando a forma de se relacionarem; e a terceira linha que busca medir o impacto dos jogos digitais na qualidade de vida dos idosos. Os estudos selecionados apontaram que a presença dos dispositivos móveis no cotidiano das pessoas é uma realidade, e que o uso dos recursos tecnológicos pode auxiliar no envelhecimento ativo, bem como nos relacionamentos virtuais, inclusão digital e aumento do sentimento de pertencimento. Sendo assim, este estudo aponta que a tecnologia possui potencial para manter a qualidade de vida dos idosos sendo que novas pesquisas sobre temas correlatos são imprescindíveis e podem enriquecer a construção de um novo “envelhecer”. |
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