CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040 |
Resumo: | Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar como espaço de construção do conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_529f98e7e907bd0d36c4baaa5fe2b357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26040 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experienceSarauMeio AmbienteAção-Reflexão-AçãoPrática Pedagógica.Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar como espaço de construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2604010.34117/bjdv7n3-208Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23950-23958Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23950-23958Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23950-239582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040/20653Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccesse Santos, Juliana Oliveira CostaAmorim, Mairy Any MarquesSalgueiro, Miranda Maria2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26040Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:07.680688Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
title |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
spellingShingle |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience e Santos, Juliana Oliveira Costa Sarau Meio Ambiente Ação-Reflexão-Ação Prática Pedagógica. |
title_short |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
title_full |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
title_fullStr |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
title_full_unstemmed |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
title_sort |
CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience |
author |
e Santos, Juliana Oliveira Costa |
author_facet |
e Santos, Juliana Oliveira Costa Amorim, Mairy Any Marques Salgueiro, Miranda Maria |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Mairy Any Marques Salgueiro, Miranda Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Santos, Juliana Oliveira Costa Amorim, Mairy Any Marques Salgueiro, Miranda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sarau Meio Ambiente Ação-Reflexão-Ação Prática Pedagógica. |
topic |
Sarau Meio Ambiente Ação-Reflexão-Ação Prática Pedagógica. |
description |
Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar como espaço de construção do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040 10.34117/bjdv7n3-208 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040/20653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23950-23958 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23950-23958 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23950-23958 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645516277284864 |