CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Santos, Juliana Oliveira Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amorim, Mairy Any Marques, Salgueiro, Miranda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040
Resumo: Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar   como espaço de construção do conhecimento.
id VERACRUZ-0_529f98e7e907bd0d36c4baaa5fe2b357
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26040
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experienceSarauMeio AmbienteAção-Reflexão-AçãoPrática Pedagógica.Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar   como espaço de construção do conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2604010.34117/bjdv7n3-208Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23950-23958Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23950-23958Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23950-239582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040/20653Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccesse Santos, Juliana Oliveira CostaAmorim, Mairy Any MarquesSalgueiro, Miranda Maria2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26040Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:07.680688Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
title CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
spellingShingle CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
e Santos, Juliana Oliveira Costa
Sarau
Meio Ambiente
Ação-Reflexão-Ação
Prática Pedagógica.
title_short CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
title_full CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
title_fullStr CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
title_full_unstemmed CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
title_sort CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos- e a formação continuada: percepções a partir de uma experiência / CEJA (Center for Youth and Adult Education) and continuing education: perceptions from an experience
author e Santos, Juliana Oliveira Costa
author_facet e Santos, Juliana Oliveira Costa
Amorim, Mairy Any Marques
Salgueiro, Miranda Maria
author_role author
author2 Amorim, Mairy Any Marques
Salgueiro, Miranda Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Santos, Juliana Oliveira Costa
Amorim, Mairy Any Marques
Salgueiro, Miranda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sarau
Meio Ambiente
Ação-Reflexão-Ação
Prática Pedagógica.
topic Sarau
Meio Ambiente
Ação-Reflexão-Ação
Prática Pedagógica.
description Os saraus iniciaram no século XIX e aconteciam ao entardecer. Eram eventos desenvolvidos por grupos de pessoas que tinham como objetivo promover encontros culturais, onde poderiam se manifestar artisticamente. Atualmente, o sarau está sendo retomado pelas escolas, pois os espetáculos estudantis fazem parte das ações escolares, como forma de fortalecimento de identidade cultural. Dessa maneira, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Cleonice Miranda da Silva, situado no município de Colíder, com a intenção de despertar nos jovens, adultos e idosos, o gosto pela leitura; desenvolver e aprimorar habilidades artísticas; produzir e recitar poesias, fortalecendo assim a linguagem de forma reflexiva e funcional elaborou o projeto “SARAU DO CEJA”. Que passou a ocorrer anualmente desde 2011 e no ano de 2018 teve como tema: Meio Ambiente, consumo consciente de água, objetivando proporcionar aos alunos uma forma de aprimorar seus conhecimentos de uma maneira envolvente, participativa e que possa, prazerosamente, melhorar sua aprendizagem. Para tanto, utilizou-se como orientação metodológica a pesquisa-ação. Este relato teve como referencial teórico Libâneo (2004); Lacerda (2009); Bulgraen (2010); Base Nacional Comum Curricular: Área de Linguagem (2017). As ações que foram desencadeadas conseguiram sensibilizar os estudantes quanto ao cuidado com o meio em que vivemos. Assim pode-se concluir que a instituição desempenha sua função principal que é de promover a inclusão social e atuar   como espaço de construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040
10.34117/bjdv7n3-208
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26040/20653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23950-23958
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23950-23958
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23950-23958
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645516277284864