Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223 |
Resumo: | Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta. |
id |
VERACRUZ-0_533313b0b82d56e16d528d6244b39206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9223 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas.Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/922310.34117/bjdv6n4-337Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21254-21271Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21254-21271Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21254-212712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223/7791Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar Alves2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9223Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.794241Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
title |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
spellingShingle |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 Pereira, Vilmar Alves Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas. |
title_short |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
title_full |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
title_fullStr |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
title_sort |
Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19 |
author |
Pereira, Vilmar Alves |
author_facet |
Pereira, Vilmar Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Vilmar Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas. |
topic |
Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas. |
description |
Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223 10.34117/bjdv6n4-337 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223/7791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21254-21271 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21254-21271 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21254-21271 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645448355774464 |