Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Vilmar Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223
Resumo: Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta.
id VERACRUZ-0_533313b0b82d56e16d528d6244b39206
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9223
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas.Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/922310.34117/bjdv6n4-337Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21254-21271Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21254-21271Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21254-212712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223/7791Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Vilmar Alves2020-05-27T16:17:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9223Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:09.794241Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
title Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
spellingShingle Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
Pereira, Vilmar Alves
Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas.
title_short Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
title_full Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
title_fullStr Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
title_full_unstemmed Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
title_sort Existências ameaçadas: A Educação Ambiental em tempos de COVID-19 / Threatened existences: Environmental Education in times of COVID-19
author Pereira, Vilmar Alves
author_facet Pereira, Vilmar Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Vilmar Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas.
topic Educação. Ambiental. COVID-19. Existências. Ameaçadas.
description Esse ensaio tem o propósito de refletir sobre a nossa condição existencial no contexto do COVID-19. Trata-se de um esforço hermenêutico, enquanto educador ambiental popular de refletir sobre o tempo presente. Desse modo, o ensaio passeia pela forma como vivemos a vida no sistema capitalista, num primeiro momento; num segundo, apresenta a percepção de indígenas e de um espiritualista de religião de matriz africana; posteriormente retoma algumas patologias socioambientais do capitalismo que ficam mais explícitas no contexto do COVID-19. Finalmente, apresenta alguns desafios e formas de cuidado, bem como, a reflexão sobre o papel da Educação Ambiental na atual conjuntura. O estudo reforça a importância da (EA) nas escolhas que estaremos fazendo na direção do futuro coletivo de nosso planeta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223
10.34117/bjdv6n4-337
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9223/7791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 21254-21271
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 21254-21271
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 21254-21271
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645448355774464