Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Henrique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6112
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise das possibilidades que a arquitetura vernacular, em suas relações com materiais, espaços e inserção cultural, traz para o aprendizado dentro de uma perspectiva montessoriana. Analisando as premissas educacionais propostas pela médica Maria Montessori para um ambiente de escolas infantis, procura-se estabelecer uma relação entre o valor que é dado para o ambiente preparado para a evolução e aprendizado individual de cada aluno, com a cultura, a sustentabilidade e utilização de materiais ligados à arquitetura vernacular. Neste sentido, a partir de uma pesquisa da literatura referente à interação do indivíduo com o edifício e com a arquitetura vernacular brasileira, procurou-se identificar a relação existente entre as características do aprendizado montessoriano e os materiais e técnicas aplicados em edifícios com arquitetura ou recursos vernaculares. A partir da pesquisa é possível vislumbrar os benefícios que um incentivo de utilização de técnicas e materiais utilizados na arquitetura vernacular podem trazer em termos de potencial para promover o aprendizado, considerando as premissas montessorianas.  
id VERACRUZ-0_54635eefaf4173b8fe1716470d1e1fde
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6112
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristicsEscola. Montessori. Arquitetura Vernácula.O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise das possibilidades que a arquitetura vernacular, em suas relações com materiais, espaços e inserção cultural, traz para o aprendizado dentro de uma perspectiva montessoriana. Analisando as premissas educacionais propostas pela médica Maria Montessori para um ambiente de escolas infantis, procura-se estabelecer uma relação entre o valor que é dado para o ambiente preparado para a evolução e aprendizado individual de cada aluno, com a cultura, a sustentabilidade e utilização de materiais ligados à arquitetura vernacular. Neste sentido, a partir de uma pesquisa da literatura referente à interação do indivíduo com o edifício e com a arquitetura vernacular brasileira, procurou-se identificar a relação existente entre as características do aprendizado montessoriano e os materiais e técnicas aplicados em edifícios com arquitetura ou recursos vernaculares. A partir da pesquisa é possível vislumbrar os benefícios que um incentivo de utilização de técnicas e materiais utilizados na arquitetura vernacular podem trazer em termos de potencial para promover o aprendizado, considerando as premissas montessorianas.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/611210.34117/bjdv6n1-149Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2076-2083Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2076-2083Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2076-20832525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6112/5441Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, HenriqueCastro, Maria2020-03-19T17:44:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6112Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:40.975147Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
title Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
spellingShingle Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
Reis, Henrique
Escola. Montessori. Arquitetura Vernácula.
title_short Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
title_full Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
title_fullStr Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
title_full_unstemmed Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
title_sort Arquitetura vernácula e sustentabilidade Arquitetura montessoriana e características vernaculares brasileiras / Vernacular architecture and sustainability Montessorian architecture and brazilian vernacular characteristics
author Reis, Henrique
author_facet Reis, Henrique
Castro, Maria
author_role author
author2 Castro, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Henrique
Castro, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Montessori. Arquitetura Vernácula.
topic Escola. Montessori. Arquitetura Vernácula.
description O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise das possibilidades que a arquitetura vernacular, em suas relações com materiais, espaços e inserção cultural, traz para o aprendizado dentro de uma perspectiva montessoriana. Analisando as premissas educacionais propostas pela médica Maria Montessori para um ambiente de escolas infantis, procura-se estabelecer uma relação entre o valor que é dado para o ambiente preparado para a evolução e aprendizado individual de cada aluno, com a cultura, a sustentabilidade e utilização de materiais ligados à arquitetura vernacular. Neste sentido, a partir de uma pesquisa da literatura referente à interação do indivíduo com o edifício e com a arquitetura vernacular brasileira, procurou-se identificar a relação existente entre as características do aprendizado montessoriano e os materiais e técnicas aplicados em edifícios com arquitetura ou recursos vernaculares. A partir da pesquisa é possível vislumbrar os benefícios que um incentivo de utilização de técnicas e materiais utilizados na arquitetura vernacular podem trazer em termos de potencial para promover o aprendizado, considerando as premissas montessorianas.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6112
10.34117/bjdv6n1-149
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6112
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6112/5441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2076-2083
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2076-2083
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2076-2083
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645436039200768