Discutindo políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas (EPJA) no Brasil / Discussing public policies for the education of young people and adults (EPJA) in Brazil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35387 |
Resumo: | Neste texto analisa-se o percurso das políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil. Realiza-se uma discussão acerca das políticas públicas federais desenvolvidas a partir da década de 1980. Trata-se de pesquisa qualitativa, pois ocupa-se da dinâmica das relações sociais, sem a pretensão de quantificá-la; é também bibliográfica, ao constituir-se das contribuições levantadas em literatura especializada. A fundamentação teórica respalda-se no materialismo histórico-dialético, a partir das contribuições de Marx e Engels (1989), Haddad e Di Pierro (2000), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002,2005), entre outros. Os resultados obtidos impõem a refletir sobre a crescente necessidade de superação desse estado de coisas capitalista hegemônico que atravessam a EPJA que, fundamentalmente, esteja compromissada com a emancipação dos sujeitos que dela fazem parte. |
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Discutindo políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas (EPJA) no Brasil / Discussing public policies for the education of young people and adults (EPJA) in BrazilEducação de Pessoas Jovens e AdultasPolíticas Públicas de EPJAPolíticas Públicas EducacionaisMaterialismo Histórico Dialético.Neste texto analisa-se o percurso das políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil. Realiza-se uma discussão acerca das políticas públicas federais desenvolvidas a partir da década de 1980. Trata-se de pesquisa qualitativa, pois ocupa-se da dinâmica das relações sociais, sem a pretensão de quantificá-la; é também bibliográfica, ao constituir-se das contribuições levantadas em literatura especializada. A fundamentação teórica respalda-se no materialismo histórico-dialético, a partir das contribuições de Marx e Engels (1989), Haddad e Di Pierro (2000), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002,2005), entre outros. Os resultados obtidos impõem a refletir sobre a crescente necessidade de superação desse estado de coisas capitalista hegemônico que atravessam a EPJA que, fundamentalmente, esteja compromissada com a emancipação dos sujeitos que dela fazem parte.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3538710.34117/bjdv7n9-026Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 86691-86708Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 86691-86708Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 86691-867082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35387/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalazar, Jerry Wendell RochaRodrigues, Sannya Fernanda Nunes2022-06-02T12:31:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35387Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:28.395492Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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