Discutindo políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas (EPJA) no Brasil / Discussing public policies for the education of young people and adults (EPJA) in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salazar, Jerry Wendell Rocha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Sannya Fernanda Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35387
Resumo: Neste texto analisa-se o percurso das políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) no Brasil. Realiza-se uma discussão acerca das políticas públicas federais desenvolvidas a partir da década de 1980. Trata-se de pesquisa qualitativa, pois ocupa-se da dinâmica das relações sociais, sem a pretensão de quantificá-la; é também bibliográfica, ao constituir-se das contribuições levantadas em literatura especializada. A fundamentação teórica respalda-se no materialismo histórico-dialético, a partir das contribuições de Marx e Engels (1989), Haddad e Di Pierro (2000), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002,2005), entre outros. Os resultados obtidos impõem a refletir sobre a crescente necessidade de superação desse estado de coisas capitalista hegemônico que atravessam a EPJA que, fundamentalmente, esteja compromissada com a emancipação dos sujeitos que dela fazem parte.
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